A Sporting Clube de Braga, SAD e o jogador Luis Aguiar assinaram um contrato válido por duas temporadas desportivas, ou seja, até junho de 2018. O médio uruguaio, de 30 anos, regressa assim ao Minho, ele que representou os Gverreiros entre 2008 e 2011, com uma passagem pelo Dínamo Moscovo de interregno.

Proveniente do Peñarol, clube com o qual terminou o seu vínculo, tem um total de 83 jogos pelo SC Braga, assinando 16 golos. Venceu a Taça Intertoto 2008/09, foi segundo classificado na I Liga 2009/10 e ajudou o clube a marcar presença, pela primeira vez, na fase de grupos da UEFA Champions League.

Ao longo da carreira, Luis Aguiar representou, entre outros, as equipas do Liverpool de Montevideu, FC Porto, Dínamo de Moscovo, Peñarol, Sporting CP, San Lorenzo, Vitória da Bahia e, naturalmente, SC Braga.

Ao scbraga.pt, Luis Aguiar explicou as razões da opção tomada e traçou metas para este seu regresso ao clube.

 

Porquê este regresso ao SC Braga?

Desejava este regresso há já algum tempo, porque sempre tive saudades deste clube, que tantas alegrias me deu na carreira. Tenho muito carinho por estes adeptos e pelo pessoal que aqui trabalha, daí ter feito uma grande força para voltar. Além disso, o clube tem melhorado a todos os níveis, isso é evidente.

Que recordações guarda do clube e que ambições projeta?

As recordações que guardo são boas, muitas vezes falo com a minha família sobre aquilo que vivi aqui, coisas bonitas… O SC Braga tem pela frente objetivos muito importantes e está no bom caminho.

Depois da temporada que o clube conseguiu em 2015/16, a nova época é um desafio ainda maior?

É um desafio importante, porque o SC Braga tem sempre a obrigação de estar lá em cima, dentro dos quatro primeiros lugares. Esta época temos também a Supertaça, que queremos ganhar, porque seria muito importante começar a temporada a ganhar.

Que Luis Aguiar é este que agora regressa ao SC Braga?

Sou um jogador mais maduro, mas com 30 anos sinto-me novo. Tenho jogado bastante nos clubes que tenho representado, mas estava com muita vontade de regressar, isso para mim é o mais importante neste momento. Queria voltar ainda novo, sentindo que tenho algo para acrescentar. Espero ficar na história e no coração dos braguistas.

Pelo conhecimento que tem do clube e pela experiência acumulada na carreira, sente que pode ser importante também no seio do grupo?

Acho que posso ser importante também para os mais jovens, quero dar o meu contributo para ajudar o clube a prosseguir o caminho que tem trilhado. Venho para acrescentar, tem de ser assim, porque conheço bem o clube e sinto-me muito bem aqui.

Vai trabalhar sob orientação de José Peseiro. Que perspetivas tem?

Estou muito motivado para trabalhar com José Peseiro, ainda não falamos, mas espero corresponder às expectativas.

Que opinião tem deste plantel?

Fui acompanhando o trajeto da última temporada, até à final da Taça de Portugal. Trata-se de um plantel forte, que vem de uma grande época.

Que objetivos traça?

Primeiro, gostava de ganhar a Supertaça que aí vem. Seria muito bom começar a ganhar neste meu regresso, de certeza que seria inesquecível, como inesquecível é a conquista da Intertoto, de que não se fala muito mas está lá; como inesquecível é aquele 2.º lugar no campeonato…

Olhando para trás, viveu em Braga os melhores momentos da sua carreira?

Claramente. Eu sou adepto do Peñarol, até à morte, mas na minha carreira o SC Braga tem um espaço muito especial. Não o digo para agradar aos adeptos, a minha família sabe que falo muito do SC Braga.

Esse espírito de família explica a sua vontade de integrar este grupo?

Sem dúvida, tanto no clube como na cidade esse espírito é sentido. Aqui dentro, o SC Braga dá-nos tudo para só pensarmos em jogar. Espero corresponder à confiança do clube, do presidente e do míster e retribuir com rendimento. Estou onde queria estar, sinto que as pessoas gostam de mim, eu gosto delas e este amor é, muitas vezes, mais importante que outras coisas. Aqui fui sempre feliz.

 

 

 

 

luis-aguiar-gverreiro-do-minho-1024x682
luis-aguiar-assina-1024x682
selfie-luis-aguiar-ii-1024x682
luis-aguiar-iiii-1024x682