Mariana Machado, Vanessa Carvalho, Laura Taborda, João Pereira e Solange Jesus são os atletas do SC Braga que vão representar Portugal, este domingo, no Campeonato da Europa de Corta-Mato, em Antalya, na Turquia.
Na antevisão da competição, os atletas afirmaram que representar as cores do seu país e levar o nome do Clube além fronteiras é sempre um motivo de grande orgulho e felicidade. Os Gverreiros salientaram ainda que estão preparados para entrar em ação e procurar o melhor resultado possível.
De referir que o SC Braga é o terceiro clube mais representado nesta convocatória, sendo que cinco das seis atletas que integram a equipa sénior feminina são do conjunto arsenalista.
Mariana Machado
Sensação de representar Portugal: “Estou muito feliz, é uma competição que me diz muito, na qual eu já tive bastantes bons resultados, por isso estou muito ansiosa por esta competição. É sempre um orgulho muito grande representar a seleção e, claro, representá-la com muitas das minhas colegas de equipa do SC Braga torna-se ainda mais especial”.
Entrega total: “Quero fazer um bom resultado individual, mas também quero, juntamente com a minha equipa, alcançar um resultado coletivo de grande valor. Acima de tudo, podem esperar uma Gverreira, uma lutadora, que vai dar tudo até ao último metro da competição”.
Preparação: “Foi bastante exigente, mas correu tudo bem. Todos os treinos foram cumpridos na íntegra. Passámos um mês de estágio em altitude em Font-Romeu, nos Pirineus, o que tornou a preparação bastante dura e exigente, mas acredito que me preparou muito bem para enfrentar este Campeonato da Europa de Corta-Mato. Por isso, estou satisfeita com a preparação”.
Vanessa Carvalho
Sensação de representar Portugal: “É uma sensação extremamente gratificante. Vejo esta competição com muita motivação e responsabilidade, afinal, vamos representar o nosso país. Sem dúvida, que é um motivo de grande orgulho e motivação”.
Entrega total: “As expetativas são altas. Temos uma equipa reforçada, vamos levar seis elementos, temos uma equipa completa. Mostramos que estamos bem, que somos uma equipa forte, e isso reflete-se nos resultados do campeonato nacional e nos últimos campeonatos a nível internacional de Corta-Mato. Podem esperar sempre o máximo de mim. Darei sempre o meu melhor e, desta vez, com maior responsabilidade, com muita garra, espírito de equipa e luta”.
Preparação: “Foi quase como um recomeço. Tive uma lesão no pé, então os treinos começaram de forma gradual. Surgiu a oportunidade de ir fazer um estágio para Font-Romeu, onde treinei, e foi muito produtivo”.
Laura Taborda
Sensação de representar o país: “É com muito orgulho e determinação que darei o meu melhor para representar Portugal e o SC Braga”.
Objetivos: “É dar o meu melhor e tentar superar o maior número possível de atletas de outras seleções. Sendo esta a minha primeira participação sénior, sei que é fundamental manter a cabeça no lugar. Quero competir com garra, determinação e espírito de sacrifício, sempre focada em alcançar o melhor lugar possível”.
Preparação: “Foi bastante boa, com um bom equilíbrio entre volume e intensidade. Alguns treinos revelaram ótimos sinais do meu estado de forma, e agora é uma questão de transferir isso para o dia da competição. O maior desafio foi, sem dúvida, os dias de treinos intensos em que estive sozinha, sem ninguém a acompanhar ou a motivar diretamente. Exigiu de mim um grande foco e disciplina”.
João Pereira
Sensação de representar Portugal: “É um orgulho enorme representar o país. É um enorme orgulho representar Portugal e, ao mesmo tempo, levar o nome do SC Braga a uma competição tão importante como o Europeu de Corta-Mato. Vestir a camisola da selecção é sempre um momento especial e de grande responsabilidade, mas também é uma oportunidade para mostrar o trabalho que tenho desenvolvido no clube. É uma honra poder unir estes dois lados e dar o meu melhor para alcançar bons resultados para ambos”.
Objetivos: “Acima de tudo, quero ser competitivo junto dos melhores atletas europeus, elevar o melhor possível o nosso país e, ao mesmo tempo, ajudar esta geração de atletas a reafirmar Portugal como uma potência do meio-fundo europeu”.
Preparação: “Tal como no ano passado, investi num estágio de altitude onde trabalhei para me apresentar em boa forma nesta altura da época. Em termos de desafio gostaria de destacar o crescimento do nível competitivo que está a acontecer atualmente em Portugal. Contudo, devido à fase atual da minha carreira, fiz pequenas mudanças que me permitem estar mais apto para distâncias mais longas, mas que, ao mesmo tempo, me dão uma excelente base para o Corta-Mato”.
Solange Jesus
Sensação de representar o país: “Representar Portugal é sempre um grande orgulho, mas saber que estou ao lado de mais três colegas do SC Braga tem um sabor ainda mais especial. Isto mostra o quão forte é esta equipa”.
Metas: “Os objetivos passam pela melhor classificação possível e, assim, tentar contribuir para a melhor classificação coletiva”.
Preparação: “Aproveitei todos estes dias desde o Nacional para colocar mais intensidade nos treinos e percursos de Cross, de forma a melhorar a adaptação. O maior desafio foi mesmo aumentar essa intensidade, pois os ritmos na maratona são bastante diferentes. Por isso, ajustei os ritmos de treino e também optámos por treinar em percursos bem mais exigentes do que o habitual”.