José Dinis Pinto Magalhães Rodrigues: é este o nome do melhor marcador do Campeonato Nacional de Iniciados em 2019/20. Na Legião tratam-no apenas por Dinis, quanto muito acrescentam-lhe o apelido Pinto, mas ele nunca precisou de texto para se diferenciar. Se falarmos daquele miúdo que ‘faz golos que se farta’, pronto… já todos sabem quem ele é.

 

Em Portugal, nenhum Sub-15 marca como ele 3

 

Tem 14 anos mas estampa de gente grande, impressiona pela força e intensidade com que conduz cada lance e não se cansou de fazer ‘estragos’ ao longo da prova. Foram, nem mais nem menos, 40 golos aqueles que o avançado apontou ao longo de 24 jornadas, uma média de 2.20 golos por jogo, nada mau, certo?

Numa análise geral, é possível verificar que ficou em branco por raras quatro ocasiões e que assinou quase metade dos 106 impressionantes tentos com que os Gverreiros Sub-15 terminaram a temporada, números que apenas o SL Benfica, com 108 tiros certeiros, conseguiu superar. A época não permitiu com que a 3ª.Fase se disputasse, mas deixou um bom prenúncio coletivo – e, neste caso, individual – desde o início.

 

 

Basta recordar que a turma liderada por César Silva arrancou a competição com uns contundentes 9-0 sobre a AD Aveleda, tendo cinco deles saído da conta de Dinis. Seguiu-se o ‘poker’ na jornada 2, um ‘hat-trick’ no terceiro duelo da temporada e a contagem não parou de subir até ao fim da 1ª.Fase, na qual Dinis somou 22 golos e o estatuto de melhor artilheiro entre todas as seis Séries.

 

 

Na 2ª. Fase, a conclusão foi a mesma. Dinis, com 18 golos, assumiu-se uma vez mais como o grande destaque entre as três Séries aí em vigor (Série Norte, Centro e Sul), perfazendo os redondos “40” que não deixam ninguém indiferente.

2019/20 trouxe uma nova realidade para o ponta de lança, mas se recuarmos a Abril de 2019, aos seus tempos de Sub-14, percebemos que a ‘fama de goleador’ já existia. Os jovens arsenalistas levantaram a taça da Pedras CUP e Dinis recebeu o prémio de melhor marcador do evento realizado na cidade do Porto.

 

Em Portugal, nenhum Sub-15 marca como ele 9

 

Ainda assim, é de assinalar a (notória) evolução comparativamente ao desempenho conseguido nessa época, onde o atleta ficou-se pelos oito tentos em 23 partidas.

Mas é disto que vive um processo de formação: de crescimento. Dinis provou-o, chegou à Cidade Desportiva e em duas temporadas cresceu de tal forma que atraiu os holofotes da Cidade do Futebol. A primeira internacionalização pelos Sub-15 de Portugal ocorreu a 22 de novembro de 2019, o atacante participou nos três jogos do Torneio de Desenvolvimento da UEFA e adivinhem o que aconteceu na estreia, frente à Itália: o golo de Dinis, pois claro.

 

Em Portugal, nenhum Sub-15 marca como ele 10

 

O que reserva o futuro não sabemos, mas que aqui há futuro… há.