José Alberto Lopes, treinador da equipa sub-21 de voleibol que se sagrou campeã nacional de Juniores B no passado domingo, não escondeu a satisfação e o orgulho de vencer um dos títulos mais importantes no panorama da modalidade a nível nacional.

 

Objetivo cumprido: “Este era o grande objetivo para esta época. Desde o início que definimos a conquista deste título como objetivo, sem receios. Tenho que diferenciar e colocar os vários momentos chave da época em duas grandes vertentes: a organizacional e desportiva. No que diz respeito à primeira, o papel do Professor Óscar Barros como Coordenador foi decisivo, bem como as excelentes condições que o Clube nos proporcionou ao longo da época. No capítulo desportivo, iniciamos o campeonato com uma vitória e uma exibição convincente na casa de um favorito, o Ala de Gondomar. Foi também extremamente importante e marcante terminar a primeira volta sem derrotas. Por fim, destaco a vitória em casa do Gueifães, que nos garantiu a Final 4”.

Aposta: “A nossa missão é ajudar as atletas a concluir da melhor forma possível a formação a sua formação e dotá-las de um conjunto de capacidades para estarem prontas para o escalão sénior. Queremos que sejam excelentes voleibolistas e ainda melhores pessoas. Destaco ainda que a grande maioria do plantel é composto por jogadoras formadas no nosso Clube. Temos jogadoras com muito valor e muita capacidade”.

Especial: “O António Nogueira e eu iniciamos o projeto com estas atletas no escalão de Cadetes e desenvolvemos o nosso trabalho durante três anos: Cadetes, Juvenis e Juniores. A equipa foi reformulada e, ao contrário do que muitas pessoas pensavam, ficamos mais fortes. Exemplo disso foi o 4º lugar no Campeonato Nacional Juniores no ano passado. Em dezembro, a infelicidade bateu à porta e o nosso ‘Tony’ deixou-nos. Ele foi um treinador e pessoa marcante, fez um magnífico trabalho e este título é em sua honra. Foi um amigo de longa data, colega de estudos e homem do Voleibol, deixou-me vários ensinamentos importantes, que me ajudaram bastante. Acima de tudo isto, um ser humano incrível.

Futuro: “Cinco atletas vão sair da equipa e vão subir 14 juniores. Vamos disputar a I Divisão, onde está a elite do Voleibol de formação, onde jogam atletas que já integram os plantéis seniores e aproveitam para jogar mais regularmente, evoluir e ganhar consistência no seu jogo preparando o futuro. A exigência vai ser muito maior, mas estamos preparados”.

A equipa de sub-21 do SC Braga conquistou o título após derrotar o CN Ginástica no último jogo da Final 4 por 3-1.