O Municipal de Braga e o 1º de Maio receberam, este fim de semana, duas visitas muito especiais nos jogos da equipa masculina e feminina do clube arsenalista. As antigas internacionais alemãs, Josephine Henning e Tabea Kemme, fizeram mais de 2500km com o objetivo de pintar numa tela os dois estádios da cidade de Braga.

Josephine Henning já tinha feito live-painting no Estádio Santiago Bernabéu, na academia do Atlético de Madrid (Wanda Alcala De Henares) e no Estádio do Colónia (Rhein Energie Stadium). O que despertou o interesse de uma das jogadoras mais tituladas do futebol feminino alemão, nos recintos desportivos do SC Braga, foi a arquitetura do Municipal de Braga e a vista do 1º de Maio. Para além do seu objetivo principal, a alemã confessou ainda à scbraga.pt a curiosidade de ver Daniuska a jogar ao vivo, atleta do SC Braga, que já esteve nomeada para o prémio Puskas.

O entusiasmo e o interesse da antiga central da seleção germânica, levou outra craque a comprar o bilhete de avião para Portugal. Tabea Kemme, antiga jogadora do Arsenal, aliou-se à sua amiga na aventura de conhecer os Estádios onde atuam as equipas seniores do SC Braga (Feminina e Masculina) e não ficou desapontada. Tabea Kemme afirmou que o 1º de Maio lhe faz lembrar um “antigo Estádio Olímpico”, enquanto que o Estádio Municipal de Braga a conquistou pelo facto de não ser um recinto comum, para além da atmosfera criada pelos adeptos do clube minhoto.

Josephine Henning: (Vencedora de 3 Ligas dos Campeões, 1 Campeonato da Europa, 1 Jogos Olímpicos, 2 Ligas Alemãs, 1 Taça Alemã, 1 Liga Francesa Feminina, 1 FA Women’s Cup)

Estádio 1º de Maio: “O estádio é muito grande, velho, histórico, boa vista e especial.Eu ouvi falar do estádio por isso queria vê-lo e experienciá-lo. Vir aqui foi porque quis ver as raparigas, ver o quão evoluídas estão e o que se pode construir em quatro anos. Queria ver o estádio que utilizam”.

Estádio Municipal de Braga: “O de ontem foi construído em pedra, por isso, em termos de arquitetura é extraordinário. É muito frio, mas fiquei surpreendida porque durante o jogo havia muita luz e apoio vindo do público, pelo que não era assim tão frio, muito extraordinário”.

Curiosidade em ver Daniuska: “Estou muito entusiasmada para ver algumas jogadoras, como por exemplo a jogadora da Venezuela, há muito boas jogadoras que estou interessada em ver. O que posso dizer é que elas parecem muito simpáticas, sempre a sorrir, para mim, isso é português”.

Tabea Kemme: (Conquistou 1 Mundial U20 Feminino, 1 FA Women’s Super League, 1 Jogos Olímpicos)

Impressões dos estádios: “O Estádio 1º de Maio é extraordinário. O meu primeiro pensamento é que isto é como um antigo estádio olímpico, dos anos 70/80, por isso faz-me lembrar tradição, não é como os estádios reconstruídos, até a pista, faz-me lembrar, é parecido com o Estádio Olímpico de Berlim, já sei qual é o sentimento do estádio, especialmente de jogar neste tipo de estádio. Já o Estádio Municipal de Braga não comum, porque não é “fechado”, não há bancadas nas pontas, havia montanhas. Foi a primeira vez que vi um estádio assim. A atmosfera dos fãs, dos adeptos do S.C.Braga foi extraordinária”.

Feliz por viajar com Josephine Henning: “Estou entusiasmada por estar a viajar com uma amiga. Ela está a fazer o live-painting aqui. Eu estou no meio da minha reabilitação e disse okay, tenho uns dias de folga e vou contigo, por isso agora sou a treinadora-adjunta dela”.