Mara Rodrigues atleta de meio fundo e também de velocidade é uma das apostas da formação do SC Braga na modalidade de atletismo. Com apenas 16 anos, a jovem Gverreira caracteriza-se como empenhada, focada e divertida.
Apesar de ser um pouco envergonhada, dentro da pista tudo muda…o furacão Mara acorda e esta doce menina não deixa ninguém indiferente. Recentemente, estreou-se no Campeonato Nacional de Corta-Mato, tendo trazido na bagagem experiências enriquecedoras para o seu percurso.

Como surgiu esta paixão pelo atletismo: “Andava no ballet, mas sempre que via os Jogos Olímpicos o que mais me cativava era o atletismo e dizia sempre aos meus pais que um dia gostava de experimentar aquela modalidade. Por isso, quando desisti do ballet a primeira coisa foi experimentar o atletismo. Gostei bastante e acabei por ficar até aos dias de hoje.”

Sensação: “É difícil explicar. Estar na pista ajuda a abstrair-me de tudo, a libertar-me mais e a ser mais livre.”

Conquistas Marcantes: “Sempre que faço um recorde pessoal.”

Um momento marcante: “O meu primeiro Campeonato Nacional que foi no início da pandemia. Fiz 300m Barreiras e fiquei em 4.º lugar a nível Nacional. É um momento que guardo na memória porque foi a minha estreia e ao mesmo tempo foi adrenalina. Só me distanciei do 5.º lugar por uma milésima fui até ao fim a tentar ultrapassar uma das minhas adversárias.”

Estreia no Campeonato Nacional de Corta Mato: “Fico sempre nervosa antes das provas. Esta prova foi importante para treinar e gostei muito porque nunca tinha feito nenhum Corta Mato, nem uma prova tão longa. Digamos que fui um pouco às escuras porque não sabia como ia correr a prova e como iria gerir. No geral, o Corta Mato é uma prova dura e tirei de lá uma boa experiência.”

Objetivos esta época: “Bater os meus recordes pessoais e ter uma boa classificação nos Nacionais Sub18.”

Próxima competição: “Agora é uma zona verde, ou seja, não há muitas provas de pista. É uma transição de Pista Coberta para a Pista ao Ar Livre. Portanto, ainda não há muitas provas. Vou continuar a treinar diariamente e dar o meu melhor para estar na máxima força quando se aproximar a próxima competição.”

Como vês o teu percurso: “Vejo um percurso bastante positivo. Comecei aos 12 anos no SC Braga e tenho evoluído bastante. Gosto da equipa. Sinto-me bem. O atletismo do SC Braga é uma família. Os mais velhos dão-me alguns conselhos. No aquecimento tento ir com eles, pois como vão mais rápido puxam por mim e isso é bom para o meu crescimento.”

Atleta de referência: “Vejo a Mariana Machado como um exemplo a seguir. Ela trabalha muito e todas as conquistas dela deve-se ao esforço diário que ela faz. É uma inspiração para também trabalhar bastante e conseguir alcançar os meus resultados porque nós só conseguimos excelentes resultados se trabalharmos. O atletismo é uma modalidade que só depende de nós. É preciso dedicação e treinar todos os dias para conseguirmos atingir os lugares de pódio.”

Futuro: “Ainda não pensei muito sobre esse assunto. Pretendo tirar um curso e tentar conciliar as duas coisas: universidade e atletismo.”