Apaixonado pelo SC Braga, apaixonado por um projeto que tem um rumo bem definido – apostar na formação de atletas nas várias modalidades. Joel Pereira, diretor geral das modalidades do SC Braga foi o protagonista de “Planeta Braga”. Elogia o projeto da 2ª fase da Cidade Desportiva e deixa no ar uma surpresa para anunciar em breve. O SC Braga vai ter mais uma equipa nas modalidades, mais um passo na afirmação de um projeto que pretende crescer de braço dado com a comunidade.

Como viu o anúncio da 2ª fase da Cidade Desportiva: “Fantástico. Era um projeto que toda a comunidade, sócios e adeptos ansiavam. No que diz respeito às modalidades, ao fim de 100 anos, podemos ter a nossa casa, um pavilhão com todas as condições para o alto rendimento. Estão reunidas as condições para que no futuro o SC Braga seja ainda mais forte nas suas modalidades”.

 A nova casa das modalidades:  “O primeiro ponto é a identidade. É completamente diferente um atleta entrar num pavilhão decorado com a imagem do clube. É importante podermos dizer ‘esta é a nossa casa’, o SC Braga vai ter uma casa das modalidades. Depois, são as condições para o trabalho fora do terreno de jogo, fisioterapia, recuperação, pós-jogo e pós-treino. O pavilhão está preparado para o alto rendimento”.

O que mudou com a pandemia: “Logicamente há um antes e um depois da Covid-19, mas do ponto de vista estratégico, o que vai mudar é uma maximização da aposta na formação. Nós já o fazemos nas modalidades, com excelentes projetos de ligação ao Desporto Escolar e Universidade do Minho, mas implementaremos um novo projecto que envolverá instituições, freguesias, colégios, escolas, para podermos ter mais praticantes e criar mais impacto na comunidade. Queremos que as crianças de Braga possam praticar desporto no maior embaixador da região”.

As principais figuras das modalidades cresceram no clube: “As grandes referências do SC Braga nas modalidades vêm da formação – Mariana Machado, José Paulo Lopes, Tamila Holub, Júlio Ferreira, temos muitos atletas que cresceram no SC Braga e dão títulos ao clube. Estamos completamente sintonizados com a visão da direção e com o que tem sido feito no futebol, que obviamente tem mais visibilidade e notoriedade”.

Balanço da temporada das modalidades: “A fotografia que fica nas modalidades, pelo impacto que teve, foi mais uma vez termos sido campeões do mundo de futebol de praia. Temos feito um trajeto fantástico nessa modalidade. Mas temos outros títulos, que nos dão força, ao nível da formação. No basquetebol ganhámos muitos títulos a nível distrital. No voleibol fomos campeões regionais em todos os escalões, apurámo-nos para os nacionais que infelizmente devido à pandemia não vão acontecer. No atletismo a Mariana Machado voltou a ser a ‘papa títulos’, a Tamila Holub já se apurou para os Jogos Olímpicos, o clube tem tido muitos títulos, e esta época estava a correr de feição. Estávamos confiantes que íamos trazer mais títulos para o clube. No futsal estávamos no topo da tabela ao nível de juniores, com outras equipas, na luta para sermos campeões nacionais e acho que também é importante realçar o trabalho que tem sido feito na formação do futsal, com ligação à Universidade do Minho”.

Clube terá uma nova modalidade na próxima época: “Ao longo dos 3 anos que estou no clube, tenho reunido com várias pessoas e apresentado alguns projectos, mas há a questão da sustentabilidade, uma palavra-chave; nunca avançamos sem fazer um estudo, mas nos próximos 15 dias iremos apresentar uma nova modalidade de pavilhão para o SC Braga”.