O Planeta Braga chegou, desta vez, à equipa B, com Vasco Faísca a ser desafiado a fazer um balanço da temporada daquela que é uma das peças fundamentais no projeto de formação do SC Braga.

Perfeitamente adaptado a esta “nova realidade”, o técnico de 39 anos faz um balanço positivo destes primeiros meses em Braga. Defende que o grande objetivo foi cumprido, com vários atletas a serem potenciados para um patamar de equipa principal.

Das condições de excelência proporcionadas na Cidade Desportiva à promessa de que mais talentos irão despontar num futuro muito próximo. Tudo para ler… aqui!

 

Vasco Faísca 2

 

Adaptação à nova realidade

“Sinto-me completamente integrado. Tanto eu, como a minha técnica, passamos o nosso período normal de adaptação a um clube com a dimensão do SC Braga. Tudo isso faz parte do processo e hoje sentimo-nos em casa. Estamos com muita vontade de regressar à nossa casa, que é a Cidade Desportiva, e esperemos que isso possa acontecer o mais breve possível”.

Expectativas superadas

“O clube superou as minhas expectativas. Todos conhecemos a evolução do SC Braga na equipa principal nos últimos anos, mas a nível de infraestruturas não conhecia nada para além do estádio. Superou as minhas expectativas porque são condições de excelência ao nível dos grandes clubes, não só em Portugal mas dos grandes clubes da Europa”.

 

Vasco Faísca 3

 

Trabalho bem feito na formação

“O SC Braga apresenta infraestruturas físicas e humanas de alto nível e os resultados estão à vista. Cada ano que passa conseguimos formar mais e melhores jogadores e é esse o grande objetivo da Cidade Desportiva na parte da formação. O nosso presidente tem por objetivo sermos um clube formador com qualidade e é isso que temos feito,  a nível da formação temos trabalhado muito bem e lançado jogadores na equipa principal com muita qualidade. O rumo é esse e é assim que vamos continuar. E muito bem, a meu ver”.

No topo

“É óbvio que a atual dimensão do SC Braga o coloca como um clube de topo do futebol português. O Olhanense é um clube com um historial muito rico mas, nos dias que correm, o SC Braga é um grande clube, que se projeta a nível nacional e internacional. Portanto, chegar aqui e ter estas condições é chegar ao topo. É o laboratório perfeito para um treinador preparar a equipa da melhor forma possível”.

A segunda fase da Cidade Desportiva

“Para todos nós que fazemos parte da família do SC Braga é um orgulho enorme. Deixa-nos com alguma ansiedade para que tudo aconteça o mais depressa possível, de forma a usufruirmos dessas excelentes infraestruturas, tais como aquelas que já temos agora. Caminhamos aos poucos para o nível de excelência e para mim é uma grande felicidade pertencer a esta família”

 

Vasco Faísca 4

 

Motivação “só pode estar presente”

“Para um jogador jovem que vai representar um clube com a dimensão do SC Braga, sabendo que aposta na formação, é à partida uma motivação extra para o jogador. Esta época temos alguns exemplos disso, como o David Carmo que começou connosco a época e passou para a equipa A onde ganhou a titularidade. Também o Pedro Amador tem começado a fazer o seu percurso na equipa principal. Se eu estivesse no lugar dos jogadores tinha essa esperança de chegar lá. Um jovem jogador não pode desvalorizar essa aposta que existe, porque é muito mais motivante pertencer aos quadros de um clube como o SC Braga que, para além das condições, tem essa qualidade de aposta na formação e vai querer fazer mais e melhor no futuro”.

A próxima época

“Para mim, enquanto treinador, conseguir preparar uma época desde o inicio é mais aliciante e também mais fácil. Temos um leque de jogadores com qualidade mas as decisões tem de ser tomadas. Neste momento estamos a pensar no futuro e muitos destes jogadores vão manter-se, outros vão sair e virão jogadores de outros escalões. Não temos um plantel definido a cem por cento, mas a noventa. É aliciante para mim enquanto treinador imaginar o crescimento dos jogadores dentro do potencial que identificamos, trabalhar com eles e mais tarde vê-los a singrar na equipa principal”.

 

Vasco Faísca 5

 

Vasco Faísca como treinador

“É muito dentro daquilo que é o jogo do SC Braga. As equipas do clube tem por norma jogadores muito técnicos, são equipas dominadoras que gostam de ter e recuperar a bola o mais depressa possível. Depois funciona consoante o momento, procurar a transição em caso de o adversário dar espaço, senão procurar manter a posse de bola e esperar pelo momento certo para atacar. É isso que gosto de implementar nas minhas equipas e do ponto de vista humano tento ser próximo dos meus jogadores. Gosto que haja uma relação saudável, que sintam alegria em vir treinar. Enquanto jogador muitas vezes fazia-me confusão haver um ambiente criado pelo treinador em que os jogadores não tinham vontade de treinar e, a partir desse momento, estão reunidas as condições para haver menos rendimento. Por isso mesmo e para obter o contrário, tento criar um ambiente positivo para retirar o melhor deles”.

 

Vasco Faísca 6

 

Schurrle e Bruno Rodrigues como maiores surpresas

“Temos um conjunto de jogadores muito interessantes. É difícil estar a destacar nomes mas vamos pelo mais simples que é o facto de termos tido várias vezes em campo dois jogadores juniores, o Schurrle e o Bruno Rodrigues. São dois jogadores onde recai muita esperança a médio e longo prazo. O rendimento que tiveram esta época ao serviço da equipa B são sinais muito positivos e podem, por isso, estar mais perto do que os outros de dar o salto. A equipa principal é o sonho de todos os jogadores e nós tentamos alimentá-lo”.

Uma mensagem para os adeptos 

“Que podem e devem estar orgulhosos porque hoje em dia a academia do SC Braga é uma fabrica de jogadores talentosos. É essa também a política do clube, hoje em dia aposta em jovens para evoluir e isso é um detalhe que faz toda a diferença. O trabalho nesta formação é feito por pessoas muito competentes e com muita qualidade. Na equipa B somos o trampolim para a equipa principal e o nosso grande objectivo passa por potenciar jogadores para esse patamar. Os adeptos e sócios do clube tem de estar tranquilos e confiantes porque mais talento virá. Agora é desfrutar e ver estes jogadores em campo porque é algo delicioso”.