A equipa sénior feminina de basquetebol do SC Braga recebe, este domingo, o CD Póvoa em jogo referente à 7.ª jornada da I Divisão Feminina de Basquetebol. O encontro está marcado para as 18h30, na AMCO Arena.

Na antevisão ao encontro, Hélder Evangelista fez uma análise ao momento atual que a equipa está a passar, referindo que as Gverreiras trabalham diariamente focadas e determinadas em dar respostas positivas e melhorar aspetos determinantes na equipa. O técnico da equipa arsenalista afirmou que a semana de trabalhos correu bem e que estão a treinar para alcançar os objetivos. 

Resposta da equipa: “A equipa teve a sua primeira derrota com um adversário fortíssimo, que é um dos candidatos à subida. Não estivemos bem no nosso jogo, mas obrigatoriamente já revertermos essa situação, porque no dia seguinte tivemos jogo para a taça e a equipa correspondeu bastante bem, alcançando uma vitória num campo difícil, no Guifões SC. Vamos continuar a trabalhar, sabendo que temos que corrigir alguns aspetos defensivos que não estiveram tão bem contra o CPN, porque permitimos que o CPN marcasse 77 pontos e são muitos pontos para a nossa equipa sofrer. Estamos a trabalhar nesse sentido”.

Semana de preparação: “O grupo está a trabalhar bem esta semana, como sempre o faz. Teve consciência da derrota que tivemos com o CPN e isso só fez ver que temos necessidade de treinar mais e melhor e elas estão a procurar fazer isso de acordo com aquilo que é exigido por mim ou pedido pela equipa técnica. Portanto, o trabalho sério que elas têm mantido ao longo da época continua e assim será para a frente”.

Foco em crescer: “Os aspetos fundamentais que nós temos de ter em conta para este jogo, são essencialmente a nível defensivo: não permitir que o CD Póvoa faça o seu jogo. Portanto, temos de ser muito aguerridas na jogadora com bola, não podemos permitir que a jogadora com bola pense o jogo de uma forma tranquila. Temos de criar dificuldades para quem transporta a bola, garantir os nossos ressaltos e não permitir segundas bolas ofensivas. Para isso, vai  ser preciso estarmos preparadas e focadas, e é isso que temos vindo a fazer. Para que depois ofensivamente consigamos jogar de uma forma tranquila, procurar jogadoras que estejam numa posição mais fácil para lançamento. Portanto, é isso que vamos procurar fazer, tirar partido das vantagens que possamos ter em termos de estatura e física em relação a algumas jogadoras do desportivo da Póvoa. Sendo algumas jogadoras mais novas, com alguma fragilidade, e portanto iremos à procura disto”.

Análise ao adversário: “O CD Póvoa ainda não ganhou nenhum jogo nesta época para o campeonato. No entanto, não deixa de ser um adversário com algumas qualidades que nos podem trazer algumas dificuldades. Nomeadamente, por ser uma equipa jovem: vão correr muito, vão saltar, vão procurar a sua primeira vitória. O CD Póvoa tem uma jogadora principal, experiente, que já jogou ligas, já jogou campeonatos da Europa. Portanto, é uma atleta que vai conseguir ou vai tentar controlar o jogo da sua equipa nos momentos de um contra um. Da sua individualidade vai prevalecer: o seu um contra um que é bastante forte, aproveitar os bloqueios diretos.  Ao seu lado terá uma atleta americana com bom porte físico, que irá procurar tirar vantagem dessas ajudas que nós possamos dar em relação à Ana Ramos, que é uma jogadora com muita qualidade, para assim assistir para a jogadora americana e tirar vantagem do seu lançamento. No entanto, teremos que ser fortes e pressionar sobre as jogadoras com bola, não permitir que façam o jogo que elas pretendem fazer”.

Mensagem para a Legião: “Compareçam na AMCO Arena porque a equipa trabalha muito sério para conseguir os objetivos, não sairão defraudados ao ir a AMCO Arena ver um jogo de basquetebol feminino. Portanto, compareçam e venham apoiar o SC Braga e nós com certeza que iremos agradecer o vosso apoio”.