Vitória suada, mas justa. O SC Braga venceu o Gil Vicente por 1-0, em jogo da 15ª jornada da Liga NOS. O golo decisivo surgiu apenas na etapa complementar, mas a vantagem mínima foi curta face ao elevado caudal defensivo dos Gverreiros frente aos barceleneses.

Carlos Carvalhal promoveu várias entradas no onze inicial relativamente à equipa que defrontou o Sporting na final da Taça da Liga. Destaque para a estreia a titular de Lucas Piazón ao serviço do SC Braga e de Tiago Sá nesta edição da Liga NOS, assim como o regresso de Paulinho ao onze inicial, algo que já não acontecia desde o dia 2 de janeiro.

Jogo com poucas oportunidades no primeiro tempo, apesar do claro domínio arsenalista. O Gil Vicente, com uma linha defensiva bastante recuada, não dava muito espaço aos homens mais criativos do xadrez de Carlos Carvalhal.  No entanto, os Gverreiros queriam somar a sétima vitória consecutiva na Pedreira e não tiravam o pé do acelerador.

Aos 32 minutos, surgiu o principal momento da primeira parte. Galeno é derrubado na grande área gilista e Paulinho, na conversão da grande penalidade, remata com estrondo ao poste da baliza defendida por Dennis; na recarga, Galeno também viu o seu remate a esbarrar no ferro. O SC Braga já merecia estar na frente e parecia uma questão de tempo até surgir o golo inaugural, mas este não surgiu nos primeiros 45 minutos.

O técnico Carlos Carvalhal fez duas alterações para a segunda parte: Ricardo Horta e Tormena entraram para os lugares de Piazón e Bruno Viana. Tal como no primeiro tempo, o controlo da partida era inteiramente do SC Braga. No entanto, o primeiro golo da noite teimava em não aparecer. Depois de completa a hora de jogo, já não havia dúvidas: o SC Braga era a única equipa que procurava o golo, enquanto que os homens de Barcelos ficavam cada vez mais encurralados na sua área.

Foram precisos 73 minutos para se fazer justiça na Pedreira. Paulinho, com um passe divinal, encontra Iuri Medeiros que não vacila na cara do guardião barcelense e faz o primeiro golo da partida. Este tento certeiro foi uma lufada de ar fresco para o conjunto bracarense, que tinha menos de 20 minutos para controlar a vantagem no marcador. O 1-0 foi curto e não espelha o que se passou dentro das quatro linhas, mas o principal objetivo foi cumprido: vencer e somar mais três pontos na Liga NOS.

Com esta vitória, os Gverreiros terminam a jornada no quarto lugar da tabela classificativa. Na próxima sexta-feira, o SC Braga volta à ação na Pedreira, para defrontar o CD Santa Clara em jogo dos “quartos” da Taça de Portugal.