Esta sexta-feira, milhares de crianças e jovens de todo o País saem à rua para reclamar por políticas ambientais que garantam a sustentabilidade do planeta e cumpram os acordos estabelecidos.

O movimento tem ganho força nos últimos meses, inspirando-se na ação da sueca Greta Thunberg, que desde agosto de 2018 tem chamado à atenção para os problemas que a sua geração vai enfrentar ao longo das próximas décadas caso se mantenha a negligência com que os responsáveis políticos e os centros de poder têm encarado as mudanças climáticas que se vêm registando.

A mensagem de Greta Thunberg tem sido escutada e já lhe valeu convites para discursar nas Nações Unidas, no Parlamento Europeu e no Fórum Económico Mundial de Davos. A campanha Fridays For Future (Sextas Pelo Futuro) já não é uma iniciativa a solo, mas um movimento coletivo internacional, que o nosso País também abraça.

O Sporting Clube de Braga, no âmbito do seu projeto de responsabilidade social, decidiu juntar-se a esta causa juvenil, que merece o apoio institucional, mas acima de tudo justifica a ação dos nossos jovens atletas, que representam grande parte do desígnio do clube e a mensagem de futuro que este símbolo vem tentando transmitir.

Os nossos escalões de formação abraçaram a causa da consciencialização para as melhores práticas ambientais. Todas as sextas-feiras, serão eles o rosto de uma campanha pedagógica sobre os problemas que o nosso planeta enfrenta, mas que também será exemplificativa sobre as medidas concretas que o clube tem implementado ao longo dos últimos anos.

O SC Braga, sendo uma instituição com certificação ambiental, assume a sua responsabilidade na promoção de comportamentos ecologicamente responsáveis e que garantam um futuro para os nossos jovens atletas.

Todas as sextas-feiras, serão eles o rosto e a voz para que o clube cumpra a sua missão de formar e educar por um mundo sustentável.

Por nós. Por todos.

#FridaysForFuture