Desde o atual formato da primeira divisão do Campeonato Nacional de Juniores A – dividido em duas etapas – que os Sub-19 não tinham atingido tão alta pontuação na primeira fase. Mais concretamente, desde 2010/2011, onde os bracarenses somaram um total de 39 pontos. Mas vamos por partes.

É com mais altos que baixos que se conta a história a partir de então. Depois do título nacional conquistado em 2013/2014, seguiram-se as duas temporadas em que o SC Braga ficou fora da discussão pelo troféu, em virtude dos apenas 31 e 34 pontos alcançados. Já a passagem à Fase de Apuramento de Campeão foi esta época conseguida com uma prestação verdadeiramente para recordar, permitindo ultrapassar, através dos 48 pontos, os números registados em 2012/2013 e em 2016/2017: 47.

Tudo isto, é claro, comparando sempre com as mesmas 22 jornadas disputadas. Catorze vitórias, seis empates e duas derrotas marcam o mais recente desempenho, no qual os comandados de Artur Jorge – que deram por encerrada, este sábado, a primeira fase do Campeonato no segundo lugar – fizeram-no, ainda, de forma invencível em casa.

Avizinham-se agora dias de descanso e preparação, estando o início da Fase Final agendado para 16 de fevereiro. Fase essa que se espera de igual sucesso e, quem sabe, que entre também ela para a história…

 

pontuacao-zona-norte_3