As equipas seniores de basquetebol estreiam-se nos respetivos campeonatos. Os treinadores Pedro Grenha (equipa masculina) e José Aldana (equipa feminina) lançam os dados para o arranque das provas.

José Aldana, que lidera a equipa sénior feminina, faz um balanço positivo da pré-época e estabelece a manutenção como objetivo principal.

Equipa preparada: “A pré-epoca correu bem. A nossa missão inicial foi melhorar os índices físicos como a resistência geral e específica. Gradualmente, introduzimos algumas componentes técnico-táticas, para adaptar a equipa ao modelo de jogo que queríamos inserir. Destaco, acima de tudo, a entrega e a capacidade de trabalho desenvolvido pelas minhas atletas durante o período”.

Manutenção: “O nosso objetivo é garantir a manutenção. Sabemos que é a primeira vez que uma equipa sénior feminina do SC Braga está nesta divisão e queremos estar a altura do desafio. O nosso lema é ” Um Gverreiro não vira cara a luta” e prometemos que as nossas guerreiras vão deixar tudo em campo”.

Adversário: “Em relação ao nosso primeiro adversário, o Boa Viagem dos Açores, sabemos que é uma equipa que apresenta plantéis com muita qualidade e que nos últimos anos tem disputado a subida. Este ano tiveram algumas saídas de atletas e também da sua treinadora, mas estamos a espera de um adversário que já tem experiência neste campeonato. Vai ser um jogo difícil”.

Pedro Grenha destaca que a equipa masculina vai lutar, mais uma vez, pela promoção ao segundo escalão nacional.

Objetivos: “Queremos vencer o Campeonato e alcançar a Proliga. Acreditamos que o basquetebol do SC Braga deve estar nesse patamar e todos trabalhamos diariamente para o atingir. Conhecemos bem a exigência da competição e sabemos que, para chegar à fase final, temos de ser consistentes no rigor que colocamos no nosso trabalho. Vai ser uma caminhada muito longa, com dificuldades mas, certamente, com muitos momentos felizes”.

Equipa: “Temos um plantel equilibrado, com jogadores experientes e com jovens que irão dar certamente um contributo muito positivo. Conseguimos construir um plantel com muitos jogadores formados no Clube e todos os treinadores, atletas e recursos humanos trabalham diariamente para que essa seja a imagem de marca do basquetebol do SC Braga. Agora, cabe-nos a nós, equipa técnica, construir uma equipa”.

Adversário: “Esperamos um jogo difícil e intenso. Trata-se de uma equipa com jogadores habituados a competir a um nível muito alto dentro da realidade do basquetebol português e internacional. Para vencer este jogo, teremos de condicionar a equipa do Póvoa a jogar 5×5 em meio campo, ser muito compactos defensivamente, controlar a nossa tabela, partilhar a bola no ataque e selecionar bons lançamentos”.

A equipa masculina joga já esta quinta-feira, diante do CD Póvoa Sub-23, pelas 21H45 no Pavilhão de Lamaçães. A equipa feminina, por sua vez, visita o reduto do Juventude Pacense no sábado, às 16H30.