Atletismo I Antevisão Europeu de Corta-Mato
Mariana Machado, Laura Taborda, Vanessa Carvalho, João Amaro, Rita Figueiredo e Manuel dos Santos são os atletas do SC Braga que vão representar Portugal, este domingo, no Campeonato da Europa de Corta-Mato, em Lagoa, no Algarve.
Na antevisão da competição, os atletas destacaram que defender as cores da sua nação e levar o nome do Clube é sempre uma enorme honra e motivo de orgulho. Os Gverreiros reforçaram ainda que se sentem preparados para competir e lutar pelo melhor resultado possível.
[gallery columns="1" size="large" ids="497671"]
Mariana Machado
Orgulho em representar Portugal: "É sempre um orgulho muito grande poder representar Portugal neste Europeu. Vestir a camisola da Seleção e defender as cores do nosso país é uma sensação única, que motiva e responsabiliza ao mesmo tempo".
Expectativas: "As expectativas são altas. O Europeu é em Portugal, vamos sentir ainda mais apoio e conhecemos bem o percurso. O meu objetivo passa por sentir-me competitiva com as melhores da Europa e, se tudo correr bem, melhorar a classificação do ano passado, em que terminei em 5.º lugar. Acredito que mantendo o foco e fazendo tudo o que tenho treinado, também posso estar na luta por uma medalha, seria um verdadeiro sonho".
Preparação: "A preparação para esta competição tem sido muito específica. Fizemos treinos direcionados para o Corta-Mato e realizámos um estágio em altitude nos Pirenéus Franceses, em Font Romeu, que foi fundamental para a preparação. Depois seguimos para outro estágio no local da prova, em Lagoa, para nos adaptarmos ao percurso e às condições. Sinto que todo este processo me deixou muito mais preparada".
[gallery columns="1" size="large" ids="497672"]
Laura Taborda
Orgulho em representar Portugal: "A sensação é de um enorme orgulho, é sempre especial vestir as cores de Portugal. Cada vez que tenho esta oportunidade, sinto o peso da responsabilidade, mas também a motivação extra que vem de saber que estou a representar o nosso país. Trabalhei muito para chegar até aqui na minha melhor forma, por isso sinto-me preparada, tanto física como mentalmente, para dar o meu melhor".
Expectativas: "A expectativa é de uma prova muito exigente, sobretudo pelas características do percurso. É um traçado com muito sobe e desce, curvas bastante acentuadas e zonas onde vai ser difícil ultrapassar, o que torna toda a gestão da corrida ainda mais estratégica. Independentemente dessas condições, a dureza é igual para todos. O meu foco é chegar o mais à frente possível. Não quero apontar para um lugar específico, mas sei que no ano passado terminei em 34.º e quero claramente melhorar essa prestação. Acima de tudo, o meu grande objetivo é chegar ao fim com sensação de dever cumprido, sentir que dei tudo o que tinha, que lutei até ao último metro e que representei Portugal ao meu melhor nível".
Preparação: "Tenho vindo a preparar esta competição há vários meses. Fizemos um trabalho muito estruturado e, inclusive, treinámos em altitude para garantir que chegaria ao Europeu na melhor forma possível. Foi um investimento total, de corpo e alma. E no dia da prova será exatamente o mesmo: uma entrega completa".
[gallery columns="1" size="large" ids="497673"]
Vanessa Carvalho
Orgulho em representar Portugal: "É uma sensação de grande responsabilidade, mas muito recompensadora, para mim é sempre um enorme orgulho e motivação ter a oportunidade de representar o meu país e fazer parte da seleção nacional. Ainda mais especial se torna por este Europeu se realizar em Portugal e podermos correr no nosso país".
Expectativas: "Quero fazer um bom resultado individual, e se possível superar a classificação do último que foi o meu primeiro Europeu de Corta-Mato, em 2024. No entanto, o resultado coletivo será sempre o mais importante ainda para mais correndo em casa e sabendo que Portugal no Corta-Mato tem histórico de grande valor".
Preparação: "Destaco dois momentos fundamentais e bastante importantes nesta preparação. O primeiro foram os dois estágios que realizei em altitude, Font-Romeu nos Pirenéus, nos meses de agosto e novembro, o que tornou a preparação bastante dura e exigente, mas que contribui para um bom resultado nacional o que também me permitiu chegar à seleção nacional. O Segundo momento e muito direcionado para este Campeonato da Europa, destaco o último estágio de preparação organizado pela FPA, em Lagoa. Duas semanas muito enriquecedoras! Foi-nos possível realizar um trabalho muito específico no local e no percurso da competição, conseguimos fomentar o espírito de equipa e entreajuda, manter um maior foco e motivação, com um apoio médico sempre disponível, mais horas de descanso e no final somamos muitos e bons momentos com toda a comitiva presente. Saio bastante satisfeita, motivada e agradecida com toda a preparação realizada para este Europeu de Corta-Mato".
[gallery columns="1" size="large" ids="497674"]
João Amaro
Orgulho em representar Portugal: "Poder representar Portugal neste Campeonato Europeu é uma honra. Gosto muito desta competição e estou muito feliz por fazer parte da equipa sénior pela primeira vez".
Expectativas: "Estou com boas expectativas, sei que treinei bem e que tive a oportunidade de me preparar bem. Penso que temos uma equipa forte e vou dar o meu melhor para contribuir com um resultado positivo".
Preparação: "O apoio do SC Braga foi fundamental para conseguir apresentar-me em forma no Nacional e apurar-me para o Europeu. Estive em altitude para preparar-me o melhor possível. Nesta fase final, tive a oportunidade de treinar no percurso do Europeu e acredito que também terá sido fundamental para alinhar tudo para a competição".
[gallery columns="1" size="large" ids="497675"]
Rita Figueiredo
Orgulho em representar Portugal: "Estou muito feliz por ter sido convocada para o meu 4.º Europeu de Corta-Mato, agora no meu último ano de sub-23. Representar Portugal é sempre um orgulho enorme, e este ano tem um sabor especial por ser em Lagoa, no nosso país. Poder competir "em casa" dá-me uma motivação extra e torna este momento ainda mais marcante".
Expectativas: "Quero ter uma presença competitiva durante toda a prova e contribuir da melhor forma para a pontuação da equipa sub-23. Além disso, levo comigo alguns objetivos pessoais de desempenho que espero alcançar, sempre com foco em ajudar a equipa e em representar bem o país".
Preparação: "A FPA organizou dois estágios de preparação em Lagoa, onde pudemos treinar no próprio percurso da prova, o que foi uma grande vantagem. Tive oportunidade de me ausentar da faculdade e dedicar algumas semanas inteiramente à preparação, aumentar o volume de treino e trabalhar em equipa, sendo algo que me deu motivação e confiança adicionais".
[gallery columns="1" size="large" ids="497676"]
Manuel dos Santos
Orgulho em representar Portugal: "É um orgulho enorme poder representar Portugal numa competição desta dimensão é sempre especial e dá-me motivação extra para dar o meu melhor, onde nesta edição posso dizer que estamos mais preparados, pelo facto de estarmos a correr em "Casa".
Expectativas: "Quero fazer uma prova sólida e competitiva, ajudar a seleção a alcançar a melhor classificação possível e confirmar o bom momento de forma".
Preparação: "A preparação tem sido focada na consistência dos treinos, no trabalho de resistência e ritmo, e em afinar os últimos detalhes para chegar ao Europeu no meu melhor".