13 horas atrás
Modalidades
Leonor Gonçalves a primeira portuguesa no topo Mundial do Karaté
Leonor Gonçalves, com apenas 15 anos, tornou-se a primeira atleta portuguesa a conquistar o 1.º lugar no ranking mundial de Kumite feminino, no 'All Time Ranking' da WKF. Este feito histórico é fruto do esforço, dedicação e talento da jovem Gverreira, que se destacou nas competições internacionais de maior prestígio, como a Karate 1 Youth League, o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo, no escalão de Cadetes (-54kg). A liderança no ranking mundial reflete o total de pontos acumulados nessas competições, consolidando a atleta do SC Braga como a melhor karateca de todos os tempos na sua categoria.
Este sábado, a jovem Gverreira brilhou novamente, conquistando a medalha de ouro na Karate 1 Youth League de Guadalajara, etapa do Circuito Mundial Jovem da WKF, adicionando mais um grande feito ao seu percurso.
A atleta arsenalista compartilha os desafios enfrentados, o esforço constante e a rotina rigorosa que a levaram ao topo do ranking mundial de Kumite, destacando o apoio fundamental que recebeu ao longo da sua jornada para alcançar o sucesso, além de perspectivar metas para o futuro.
[gallery columns="2" size="large" ids="446003,446004"]
Como surgiu a modalidade: “Comecei o Karaté com três anos no ginásio dos meus pais, uma vez por semana, incentivada por eles e pelo meu irmão, mas de forma exclusivamente lúdica, sem competição. O interesse pela competição de Kumite surgiu por volta dos 10 anos, e desde daí foi crescendo a minha motivação por esta disciplina de combate”.
Sensação de felicidade: “É um sentimento de euforia, orgulho e realização pessoal. Sou a primeira atleta portuguesa de todos os tempos a atingir este feito notável no Kumite feminino, fruto de muito esforço, superação em treinos e competição. É um sonho tornado realidade”.
Maiores desafios: “Organizar o tempo entre família, escola, amigos e karaté tem sido dos maiores desafios, é uma aprendizagem e adaptação constante. Por outro lado, vencer com regularidade competições de elevado nível internacional, tem sido um desafio aliciante e enriquecedor, quer desportivamente quer socialmente. Adoro trabalhar para obter resultados de excelência”.
Momento marcante: “Conquistar a minha nona medalha em provas de elevado nível internacional, na Karate 1 Youth League em Veneza, foi marcante para mim e coincidiu com o meu melhor momento em 2024, tanto fisicamente como mentalmente. Tem sido um percurso em ascensão, resultado de muito investimento pessoal e familiar. Estas conquistas acabam por aumentar a minha responsabilidade e compromisso diário. São experiências verdadeiramente transformadoras”.
Diferenciação no estilo de combate em relação a outras atletas: “A minha principal diferença está na rápida adaptação do comportamento técnico-tático nos diferentes momentos do jogo, em função das características das minhas adversárias, normalmente mais altas e fortes. Gosto de impor o meu estilo de jogo mais dinâmico, abrindo linhas de ataque para criar o melhor momento de entrada”.
Preparação mental e física: "Todos os dias são determinantes para crescer física e mentalmente. O principal objetivo passa por controlar a minha mente, gerir equilibradamente as minhas emoções, pensamentos e sentimentos. Converso muito com o meu treinador e psicólogo para selecionar as melhores técnicas na minha preparação física e mental".
Conquista mais especial até ao momento: "Ter conquistado a minha primeira medalha internacional, ao lado da minha família, foi muito especial e abriu-me as portas ao caminho do sucesso até aos dias de hoje".
Rotina de treino: "Disciplina no tempo, organização e qualidade no que faço. Ter consciência de que o alto rendimento é um processo de preparação muito exigente. Treino karaté seis dias por semana, sem faltas e sem desculpas".
[gallery columns="2" size="large" ids="395002,442453"]
Inspiração para outras atletas: "É um feito significativo que exige liderança, superação de barreiras históricas e sociais, e a capacidade de inspirar outras mulheres a acreditarem no seu potencial, é muito gratificante".
A evolução do Kumite Feminino: "Tanto em Portugal como no mundo, tem vindo a crescer, e espero que estas conquistas sejam ainda mais valorizadas e evidenciem o potencial feminino na modalidade. É uma excelente montra para quebrar estereótipos e preconceitos relativamente à prática do karaté no feminino".
O irmão Guilherme Gonçalves como uma referência: "É um excelente exemplo para mim, ele transmite-me espírito de sacrifício, responsabilidade, respeito, compreensão, resiliência, disciplina, lealdade e compromisso. O meu irmão está sempre presente, sem ele as coisas poderiam ser diferentes, e é um orgulho poder acompanhar de perto as pegadas do meu ídolo".
A importância da família, amigos e Clube: "São fundamentais no meu sucesso. A família oferece-me a base educativa, proteção afetiva e emocional. O Clube oferece-me a formação técnica, infraestruturas a apoios diferenciados. Os amigos oferecem-me momentos de descontração, divertimento e relaxamento. Cada um destes pilares tem um papel essencial, e a combinação deles é a chave para o meu crescimento e desenvolvimento".
Metas a curto e longo prazo: "Competir já no início do mês de abril na Karate 1 Youth League em Guadalajara, a minha última competição internacional no escalão de Cadetes e consolidar a minha condição de n.º 1 no All Time Ranking WKF. Quero efetuar a melhor transição e adaptação possível ao escalão Júnior, que desejo que me traga tanto ou mais sucesso desportivo".