cronologia17

Conquista da Taça de Portugal

Em 22 de Maio de 2016, 50 anos depois, o Braga venceu a Taça de Portugal no Estádio do Jamor ao derrotar o Futebol Clube do Porto nas grandes penalidades, após um empate 2-2 no tempo regulamentar.

cronologia16

Vencedor Taça da Liga

Do sonho à realidade vai a distância que um esforço conjunto consegue superar.

O S. C. Braga reafirmou, no início da época 2012/13, o propósito e objetivo de conquistar um troféu, uma taça. A presença assídua nas competições europeias, com a conquista das últimas qualificações para a Liga dos Campeões, mostrou o crescimento do clube a nível europeu. A conquista de um título ou troféu reforçaria o estatuto em Portugal.

Na época 2011/12 o S. C. Braga atingia, pela 1ª vez as meias-finais da Taça da Liga. Um ano depois o percurso era mais longo.

cronologia15

Vice Campeão da Liga Europa

Qualificado para a Liga Europa, o Braga veio eliminar o Lech Poznan (2-1 em agregado), o Liverpool (1-0 em agregado, chegando pela primeira vez aos quartos-de-final da Liga Europa), o Dínamo de Kiev (1-1 em agregado, avançando para as semifinais da Liga Europa pela primeira vez, através da regra dos golos fora de casa) e o Benfica (2-2 em agregado, avançando para a final da Liga Europa pela primeira vez, através da regra dos golos fora de casa).

No dia 18 de Maio de 2011, o Braga perdeu com o FC Porto por 1-0 na final da Liga Europa 2010-2011 no Aviva Stadium (Dublin), acabando o seu sonho europeu.

cronologia14

Primeira vez Liga dos Campeões

Na temporada 2010-2011, o Braga fez a sua estreia na Liga dos Campeões em casa, numa vitória por 3-0 contra o Celtic, na primeira mão da terceira pré-eliminatória. Apesar de ter perdido a segunda partida fora de casa por 2-1 no Celtic Park, passou para a próxima ronda com um resultado agregado de 4-2. Na quarta ronda de qualificação, venceu o Sevilla FC por 1-0 em casa e 4-3 fora, entrando assim na fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez.

cronologia13

Taça Intertoto

De todos os clubes que participaram na Taça Intertoto, o S. C. Braga foi a equipa que mais longe chegou na Uefa, arrecadando dessa forma o troféu.

O troféu foi entregue em pleno relvado do Estádio Municipal de Braga, ao capitão do S.C. Braga, Vandinho, antes do início do jogo com o Paris Saint-Germain para os oitavos-de-final da Taça Uefa, a 19 de março de 2009.

O S. C. Braga foi o último vencedor da competição, dado que a reformulação das competições europeias pela Uefa levou à extinção da prova.

cronologia12

Estádio Municipal de Braga

Inauguração a 30 de Dezembro de 2003. O Estádio Municipal de Braga, conhecido por Estádio da Pedreira afirma-se como uma mais-valia para o concelho, valorizando a cidade e a região. Projetado pelo Arquiteto português Eduardo Souto Moura (Prémio Pritzker 2011) e pelo Engenheiro português Rui Furtado (da empresa Afaconsult), é uma obra de particular beleza, enquanto peça de arquitetura e de invulgar engenharia «uma grande obra de arte», que vem dar corpo ao Parque Urbano implantado na encosta do Monte Castro, na periferia da área urbana de Braga virado para o vale do Rio Cávado. O estádio é atualmente utilizado pelo Sporting Clube de Braga.

cronologia11

Bodas de Diamante – 75 Anos

Assinalar os 75 anos de Alma e Coração do Sporting Clube de Braga, é naturalmente forte motivo de orgulho e de alegria. Este bonito aniversário foi vivido de uma forma apaixonada pela grande família bracarense.

cronologia10

Medalha de Ouro da Cidade no 60º Aniversário

O Sporting Clube de Braga, no seu 60º aniversário, que decorreu com grande brilhantismo e sob o signo “Celebrar o Passado – Planear o Futuro”, teve para além de manifestações várias ao longo de todo o ano, a atribuição por parte da Câmara Municipal do seu mais alto galardão, a Medalha de Ouro com palmas da cidade.

cronologia9

Taça Federação Portuguesa de Futebol

Em 1976-1977 vence a Taça Federação Portuguesa de Futebol, prova que apenas contou com uma edição.

cronologia8

Retorna à Primeira Divisão Nacional

Retorna à Primeira Divisão Nacional onde permanece desde então. O Sporting Clube de Braga, logo depois de Porto, Benfica e Sporting, é o quarto clube há mais anos consecutivos na Primeira Divisão Nacional.

cronologia7

50 Anos

Em cerimónia realizada no Salão Medieval da Biblioteca Pública, decorreu o 50º aniversário do Sporting Clube de Braga.

cronologia6

Conquista da Taça de Portugal

Em 22 de Maio de 1966 o Braga venceu a Taça de Portugal no Estádio do Jamor ao derrotar o Vitória de Setúbal por 1-0, com um golo de Perrichon (Miguel Perrichon nascido a 20 de Março de 1941 na cidade de Córdova [Argentina]). Com a vitória na Taça e o consequente acesso à Taça das Taças, estava garantida, pela primeira vez, a participação numa prova internacional de futebol.

cronologia5

Campeão II Divisão

Por uma simples imposição do destino S.C. Braga e S.C. da Covilhã discutiram precisamente no último dia (20/4/1964) do campeonato nacional da II Divisão a posse do título da zona que lhes abria o caminho à subida.
Com a Covilhã deu-se a 2ª grande enchente do estádio e a maior depois da inauguração.

cronologia4

Inauguração do Estádio 28 de Maio

Em 1950 foi inaugurado o Estádio 28 de Maio (atualmente denominado Estádio 1º de Maio) e o Braga passou a contar com uma casa com capacidade para cerca de 40.000 espetadores.

cronologia3

Primeira Divisão Nacional

Depois de várias épocas na Segunda Divisão Nacional, o Sporting de Braga ascende pela primeira vez à Primeira Divisão Nacional.

cronologia2

Campeão II Divisão

Campeão nacional da Segunda Divisão em 29 de Janeiro de 1947 com uma vitória por 2-0 sobre o “Onze Unidos”, no Montijo.

cronologia1

Fundado oficialmente em 19 de Janeiro em 1921

Trata-se de um clube eclético que, para além do futebol, se distingue em modalidades como o atletismo, natação, futsal, bilhar, taekondwo, basquetebol, entre outros, tendo já vencido vários troféus nacionais e internacionais. Atualmente milita na Primeira Liga de futebol.