Luís Saraiva vai marcar presença, este domingo, na Meia Maratona de Barcelona. Na antevisão da competição, o Gverreiro afirmou que decidiu competir numa prova no estrangeiro devido ao lote de atletas presentes e, consequentemente para evoluir.
Além disso, Luís Saraiva considera que a presença de público é essencial proporcionando uma maior adrenalina durante a competição.
Antevisão: “Prevejo que vai ser uma prova muito boa para mim. Venho de um bom momento de forma. É uma prova que vai ser rápida e que vai ter um lote de atletas bastante forte e de grande nível. Sinceramente espero terminar com uma grande marca a nível europeu e com um resultado muito positivo.”
Regresso: “É muito importante que o regresso destas provas volte a aparecer. Para nós atletas é fantástico poder competir, ter o bichinho e esta adrenalina que as provas nos dão. Depois a parte competitiva permite-nos de novo ter um desenvolvimento mais gradual, porque com a situação da pandemia as provas eram muito escassas e em termos de rendimento não era benéfico para nós atletas.”
Presença do Público: “Tenho sempre uma adrenalina maior com mais gente envolvente ao longo da prova. Aqui em Barcelona acho que vamos poder contar com esse apoio do público. Gosto imenso dessa adrenalina e ajo ainda melhor em termos de resultado final, porque ao longo de toda a prova ter esse estímulo adicional permite-nos alavancar em relação ao nosso desenvolvimento durante a prova.”
Diferenças: “Portugal tem condições para nos dar excelentes provas. Eu preferi vir cá fora, porque tenho noção de que no estrangeiro existe um lote maior de atletas, há um nível maior do que aquele que podemos encontrar em 90% das provas em Portugal e é isso que eu pretendo. Acima de tudo evoluir onde estejam os melhores atletas. Se quero ser cada vez melhor e quero estar nos grandes palcos, então tenho que procurar as provas que me possam possibilitar chegar a esse nível, por isso a diferença acaba por ser na organização e no lote de atletas que está disponível em provas no estrangeiro e naquilo que temos no nosso país.”
Objetivos: “A nível coletivo é claro que o SC Braga quer estar no pódio em todas as competições nacionais em que participa. Temos vindo a conseguir evoluir de forma gradual ao longo dos anos, temos conseguido encurtar o caminho para o lugar cimeiro e este ano não vai fugir à regra. Vamos tentar ser Campeões Nacionais em várias competições nas quais iremos participar, mas o objetivo passa sempre por estar no pódio, tanto no masculino como feminino. Quanto a mim passa por continuar a evoluir e a traçar este caminho que tenho vindo a fazer ao longo dos anos. Já tenho alguns objetivos definidos, quero estar presente no Campeonato da Europa de Cross e também lutar para ser Campeão Nacional de Corta Mato. Posteriormente, a essas duas competições quero fazer marca de qualificação para estar presente no Campeonato da Europa de Munique, em 2022 e o resto da época é tentar estar cada vez melhor e se possível continuar a bater os meus recordes pessoais.”
Balanço: “O ano de 2020 foi mais complicado. Fomos tendo algumas provas já no último semestre do ano, mas eram provas escassas ou num sistema de contrarrelógio para não deixar o pessoal tão parado por assim dizer. Este ano de 2021 já foi bastante positivo para mim. Consegui sagrar-me Campeão Nacional, tanto na Maratona como em Estrada. Recentemente, também consegui fazer um bom resultado na Meia Maratona onde bati o meu recorde pessoal. Apesar do ano de 2021, ainda não ter acabado e apanhar esta próxima época posso dizer que a época anterior veio mostrar um Luís Saraiva diferente. Sinto que é este o caminho que tenho que continuar a trilhar para conseguir alcançar os objetivos a que me proponho.”
Percurso: “Tem sido um percurso bastante agradável. Sempre disse que sou muito grato ao SC Braga. Acho que só fiz três meses fora, de resto foi sempre esta ligação que tive com o Clube, pois comecei aqui. Sinto-me bastante bem, integrado e o pessoal é fantástico. Tem sido uma equipa que também tem ido de encontro aos meus objetivos. Quero continuar a ajudar para conseguirmos alcançar novos voos e acredito que o Clube em breve vai conseguir passar para um patamar acima e dar ainda mais alegrias à gente de Braga.”