A magia da Taça de Portugal exigia um SC Braga sério e comprometido do primeiro ao último minuto e os Gverreiros cumpriram. Com personalidade e fiel à sua ideia de jogo, o conjunto arsenalista eliminou o Leça FC por 1-3 e avançou para os 16 avos de final da prova rainha do futebol português.
O jogo começou com algum equilíbrio. Nos primeiros 15 minutos, registaram-se dois lances de perigo – um para cada lado. Aos 8’, Rui Fonte colocou a bola a passar muito perto do poste da baliza defendida por Gustavo. Sete minutos depois, Van Zeller atirou forte obrigando Eduardo a uma defesa atenta.
Os Gverreiros aceleraram um pouco o ritmo de jogo e tiveram recompensa imediata. À passagem do minuto 24, Trincão cruzou com conta, peso e medida para um cabeceamento perfeito de Wilson Eduardo para o fundo das redes. Aos 37’, o camisola 7 do SC Braga podia ter bisado no encontro mas, no frente a frente com Gustavo, o guardião do Leça FC levou a melhor. Cinco minutos depois, Ricardo Horta voltou a mostrar toda a sua arte na hora de finalizar e dilatou a vantagem da formação liderada por Ricardo Sá Pinto.
No segundo tempo, a formação minhota não baixou o ritmo e foi à procura de aumentar o marcador. Ao minuto 54’, Rui Fonte assistiu na perfeição Wilson Eduardo que bisou na partida com um remate certeiro de pé direito – um lance que começou com um passe magistral de Trincão para Rui Fonte. Quando se cumpria uma hora de jogo, Eduardo voltou a brilhar negando o golo a Nelsinho com uma brilhante defesa. O Leça FC, clube que milita no Campeonato de Portugal, nunca deixou de lutar e conseguiu reduzir através de Adilson a cinco minutos dos 90.