O SC Braga venceu o CD Tondela por 0-1, em jogo da 23ª jornada da Liga Portugal bwin. Ricardo Horta fez o golo decisivo da partida, já no decorrer da segunda parte. 

Sinal mais para os Gverreiros no primeiro tempo, que procuravam regressar às vitórias após o desaire em Tiraspol, para a Liga Europa. Contudo, as oportunidades de golo eram escassas, perante um Tondela que precisava de pontos para fugir dos últimos lugares da tabela classificativa. Jogo morno durante o primeiro tempo, com um sobressalto já perto da hora de recolher às cabines. Undbarrena introduziu a bola na baliza de Matheus aos 45+1′, mas o lance foi anulado por fora de jogo. 0-0 ao intervalo, mas muito jogo pela frente.

Carlos Carvalhal promoveu duas alterações para a etapa complementar: Gorby e Iuri Medeiros em detrimento de Al Musrati e Moura. Os primeiros dez minutos eram uma fotocópia daquilo que tinha sida a primeira parte, mas tudo mudou pouco depois. Yan Couto e Vitinha foram lançados na partida aos 55′ e a mudança surtiu efeitos quase imediatos. O lateral brasileiro serve Ricardo Horta com um excelente cruzamento, o capitão chuta para defesa de Trigueira mas não perdoa na recarga. Golo e vantagem justa aos 58 minutos de jogo. 

Apesar do golo, só dava Braga no Estádio João Cardoso, com um Tondela que não apresentava argumentos para reverter o cenário. O técnico adversário efetuou várias alterações, mas sem efeito. Os arsenalistas fizeram mesmo abanar as redes da baliza do Tondela mais uma vez, por intermédio de Ricardo Horta, mas o lance foi considerado irregular pela equipa de arbitragem. Apesar disto, o destino estava traçado: os três pontos vieram para Braga. Destaque ainda para o regresso de David Carmo à titularidade na equipa principal, outra grande vitórias para o SC Braga nesta noite em Tondela.

Segue-se uma importante batalha europeia na Pedreira. Na quinta-feira, pelas 20H00, o SC Braga defronta o Sherrif, em jogo da 2ª mão do ‘playoff’ de apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa.