Terra dos vikings, frio e… futebol. O primeiro adversário do SC Braga na Liga Europa 2022/23 vem da Escandinávia, mais precisamente da Suécia. O Malmö FF é o clube mais titulado do seu país e conta com um longo historial nas competições europeias.

Primeiros anos

Apesar de contar com 112 anos de história, o Malmö FF teve as suas bases em 1905, graças a uma iniciativa municipal para motivar os jovens da cidade a jogar futebol. O BK Idrott foi o antecessor do Malmö FF, que nasceu após um desentendimento entre os responsáveis deste clube e do IFK Malmö em 1909, previamente juntos na promoção do desporto na região. Werner Mårtensson foi o primeiro líder do clube, que passou vários anos nas divisões amadoras. Após um início conturbado, com descidas e subidas de divisão no principal campeonato da modalidade na Suécia, o Malmö FF garantiu estabilidade como uma das forças do futebol sueco nos anos 30, quando Eric Persson assumiu a presidência do clube. Persson é, de facto, uma das pessoas mais importantes da história dos suecos, tendo liderado os destinos do Malmö de 1937 até 1974. Neste espaço de tempo, o Malmö venceu dez campeonato e cimentou-se como um clube de referência na região.

Sucesso europeu

Aliado ao sucesso interno, surgiram as participações europeias. Em 1978/79, o Malmö teve uma histórica prestação na Taça dos Campeões Europeus. Após eliminar gigantes europeus como o Monaco, Dynamo Kyiv, Wisła Kraków e Austria Wien, os ‘azuis’ alcançaram a sua primeira e única final europeia, contra o poderoso Nottingham Forest. No Olympiastadion, em Munique, a equipa sueca não conseguiu bater os ingleses, mas já tinha escrito o seu nome na história do futebol escandinavo. O Malmö é, até hoje, o único clube da região a alcançar uma final europeia. No total, o clube sueco conta com 41 participações nas competições europeias, 19 delas na Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus. Na última época, estiveram presentes na fase de grupos da ‘Liga Milionária’.

Poderio nacional

22 títulos de campeão nacional, 15 vezes vice-campeão. Este é o registo do Malmö no principal escalão do futebol sueco. O clube da sul da Suécia é o mais titulado do país. O final do último milénio foi complicado para os ‘azuis’, tendo descido de divisão em 1999. No entanto, o Malmö venceu oito campeonatos desde o ano 2000, tendo lançado para a ribalta do futebol nomes como o incomparável Zlatan Ibrahimović. Nos últimos anos, o clube tem tido presenças regulares nas competições europeias e tem garantido praticamente sempre um lugar no pódio da Allsvenskan. 

Atual elenco e estádio

O Malmö FF joga as suas partidas em casa no Eleda Stadion. Nas competições europeias, também é conhecido por Malmö New Stadium. O estádio, localizado ao lado do antigo Malmö Stadion, tem capacidade para 22500 espetadores, sendo o terceiro maior estádio do país. O estádio costuma ter um ambiente fantástico, graças ao forte apoio dos seus ferverosos adeptos. No entanto, a primeira metade desta edição do campeonato sueco tem sido difícil para os ‘azuis’, que se encontram no quinto lugar do Allsvenskan. O Malmö está, assim, a 11 pontos do líder BK Hacken e longe dos lugares que dão acesso às competições europeias. No elenco à disposição do técnico Andreas Georgson, destaque para os nomes sonantes de Ola Toivonen e Martin Olsson, experientes internacionais suecos que contam com mais de 50 internacionalizações e várias presenças em competições internacionais. Niklas Moisander, central finlandês, Kiese Thelin, avançado sueco, e Erdal Rakip, médio da Macedônia do Norte, também são figuras habituais dos suecos no onze inicial.

O jogo do SC Braga frente ao Malmö FF realiza-se já na próxima quinta-feira, pelas 17H45, no Eleda Stadion.