O SC Braga despediu-se em beleza do campeonato ao receber e vencer o FC Paços de Ferreira, por 3-0, em partida referente à 34.ª jornada da prova.

O resultado final espelha a superioridade que os Gverreiros evidenciaram na partida. Na primeira parte, Bruma foi o primeiro a ficar perto de marcar quando rematou a bola ao poste. No entanto, ao minuto sete, Álvaro Djaló teve a pontaria mais afinada e inaugurou o marcador com um remate dentro da área.

A formação orientada por Artur Jorge não adormeceu à sombra da vantagem e aos 28 minutos ampliou-a por intermédio de Ricardo Horta. O capitão não perdoou e correspondeu da melhor forma a uma assistência de Bruma.

Mais golos só na segunda parte, embora Álvaro Djaló ainda tenha estado perto de bisar aos 30 minutos com um remate ao poste. Simon Banza, lançado ao intervalo, precisou de seis minutos para inscrever o nome na lista dos marcadores. Ao minuto 51, Ricardo Horta serviu o número 23 e este finalizou de forma certeira de cabeça.

Com o triunfo sobre os pacenses, o SC Braga despediu-se do campeonato a quebrar recordes. A temporada 2022/2023 passou a ser a época com melhor pontuação de sempre no campeonato (78 pontos em vez dos 75 de 2017/2018) e também aquela que se registou o maior número de vitórias no campeonato (25 em vez das 24 de 2017/2018).

Na vitória diante do FC Paços de Ferreira, a turma de Artur Jorge também estabeleceu um novo máximo de golos marcados numa época em todas as competições (107 golos em vez dos 105 em 2019/2020). Todavia, esse número não está fechado, uma vez que a época apenas termina na próxima semana com a disputa da final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, no Estádio do Jamor.