Ana Rodrigues, a atleta feminina com mais títulos nacionais da história da natação portuguesa – 148 títulos, junta-se à equipa de natação do SC Braga. Com uma carreira repleta de conquistas, desde a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010 e a participação nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, a Gverreira traz consigo bastante experiência e ambição para o Clube.

Destacou-se desde muito jovem, tendo começado a praticar natação de forma federada aos seis anos. Com apenas doze anos sagrou-se Campeã Nacional e estabeleceu o seu primeiro recorde. Ao longo da carreira somou internacionalizações e recordes nacionais tornando-se uma referência na modalidade em Portugal.

Ana Rodrigues descreve-se como alguém bastante trabalhadora, resiliente e que luta até ao fim. Alguém que é uma voz experiente, sempre pronta a ajudar e a motivar.

A Gverreira, de 30 anos, já nadou pela Associação Estamos Juntos, pelo Futebol Clube do Porto, pela Associação Desportiva Sanjoanense, pela Escola Desportiva de Viana e chega agora ao SC Braga com grandes objetivos para esta nova fase.

O início do sonho: “Comecei a nadar aos três anos por aconselhamento médico e simplesmente para aprender a nadar. Fui passando de nível na escola de natação e aos seis anos tive o convite para ingressar o grupo dos cadetes, que já participavam em competições. Inicialmente aceitei porque gostava muito do grupo e de nadar, entretanto o ‘bichinho’ da competição foi crescendo aos poucos. Foi por volta dos 10 anos, quando assisti a uma competição internacional, que me despertou o interesse. Achei tudo espetacular e absorvi cada detalhe, aí começou o sonho de representar a Seleção Nacional. Aos 12 anos, fui Campeã Nacional e bati o meu primeiro recorde nacional, foi nesse momento que os Jogos Olímpicos se tornaram uma meta.”

Entusiasmo: “O meu treinador, Rafael Ribas, recebeu o convite para ser treinador principal do SC Braga. De forma a dar continuidade ao nosso trabalho e pela vontade de nadar num clube grande, aceitei o desafio. Sinto-me muito feliz por poder representar as cores do SC Braga nesta época e por ter oportunidade de nadar numa equipa cheia de talento e com uma ética de trabalho exemplar.”

Metas: “Os meus principais objetivos para esta época passam pela participação no Campeonato do Mundo, que terá lugar em Budapeste, no mês de dezembro, mas também pela renovação dos meus títulos de Campeã Nacional e por melhorar algumas marcas pessoais.”

Objetivos pelo Clube: “A nível individual, quero alcançar a meta dos 150 títulos de Campeã Nacional e bater o meu recorde nacional dos 50m livres em piscina de 25m, para o qual já estamos a trabalhar há muito tempo. A nível coletivo, ajudar a equipa feminina do SC Braga a alcançar a melhor classificação de sempre no Campeonato Nacional de Clubes.”

Carreira Dual: “Enquanto atletas temos alguns momentos da carreira que não correm como gostaríamos e que nos fazem sentir frustrados. Nos dias de hoje, a psicologia no desporto já não é um tabu, mas foi durante grande parte do meu percurso.
Em 2012, recorri a acompanhamento psicológico, através do COP, enquanto me preparava para os Jogos Olímpicos. Sempre fui muito preocupada com o outro, pelo que ajudar atletas a gerir as suas emoções de forma a alcançarem os seus objetivos, fez todo o sentido para mim e foi nesse primeiro contacto com a área que percebi que queria ser psicóloga do desporto. Posso dizer que transferi algumas competências de uma área para a outra. Da psicologia para a natação, técnicas de gestão da ansiedade e da natação para a Psicologia, a experiência de ter sido atleta e de ter sentido na pele o que os meus atletas relatam. “

Inspiração: “Aos mais novos dizer que o mais importante é saberem para onde querem ir, qual é o vosso sonho. Quando souberem, trabalhem todos os dias para chegar a esse destino. O caminho não vai ser sempre fácil, mas o que vos posso garantir, é que todo o esforço vale a pena, quando lá chegarem”.

Mensagem para a Legião: “Aos adeptos a certeza de que vou dar o meu melhor, todos os dias, para os deixar orgulhosos e fazer de tudo para levar o SC Braga ao lugar mais alto do pódio.“