Leonor Gonçalves conquistou, este sábado, a medalha de ouro em Kumite Cadete (-54kg), na Karate 1 Youth League de Veneza, uma competição da Liga Mundial Jovem WKF. O evento reúne 4041 atletas oriundos de 81 países.
A karateca do SC Braga realizou sete combates ao longo da competição, marcou 38 pontos e sofreu apenas oito.
Numa prova de elevado nível de exigência competitiva, a Gverreira venceu no primeiro combate a italiana Laura Valério por 4-0, no segundo a croata Marija Glavina por 3-0 e no terceiro a búlgara Adriana Boyadzhieva, por 4-0. Nos oitavos de final, superou a croata Mare Mileta com um impressionante 9-0. Já nos quartos de final, derrotou a romena Karina Sulu, por 7-7, com ponto de ouro, e na meia final venceu outra atleta da Roménia, Ioana Balanescu, por um esclarecedor 9-0.
Na final, Leonor enfrentou a francesa Morgane Scarfone num combate muito disputado, vencendo por 2-1 e garantindo, assim, o lugar mais alto do pódio. Com este resultado, a atleta mantém a liderança do ranking mundial da modalidade em Kumite Cadete (-54kg).
A jovem atleta arrecadou a nona medalha internacional na Liga Mundial Jovem WKF, cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, sendo a karateca portuguesa com o maior número de medalhas internacionais conquistadas na disciplina de Kumite.