A equipa feminina de atletismo do SC Braga foi homenageada, esta terça-feira, após a conquista do título de Campeãs da Europa alcançado no passado domingo na Taça dos Clubes Campeões Europeus. 

O evento realizado na Cidade Desportiva contou com a presença de várias figuras importantes, que expressaram o seu orgulho pelo feito histórico da equipa arsenalista.

António Salvador, presidente do SC Braga, não escondeu a sua satisfação: “A conquista de domingo passado, a primeira em mais de 30 anos, é a consequência natural de um trabalho de continuidade e persistência, que sabíamos que teria de dar frutos. Quero dar os parabéns, em primeiro lugar, às atletas. Muito obrigado pela grande alegria que nos deram e por terem devolvido a este Clube uma taça que tanto nos diz. Quero também dar os parabéns a toda a secção de atletismo. Felicito toda esta equipa pela forma como trabalha, pela paixão que tem pelo desporto e pela dedicação que tem ao SC Braga. Agradeço igualmente a toda a estrutura das modalidades pelo trabalho que tem sido desenvolvido”.

A atleta Mariana Machado, porta-voz da equipa, também se mostrou orgulhosa pela conquista: “Este ano conseguimos vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus e, sem dúvida nenhuma, foi muito especial. No entanto, foi algo que exigiu muito trabalho, muito espírito de equipa e, acima de tudo, muita paciência. Esta equipa conseguiu alcançar o ambicionado título, e foi um momento de realização para todas nós. Para mim, foi muito especial porque acreditei muito neste projeto. Sonhei muito com este dia e fiquei muito feliz por ter conseguido alcançar este título com esta equipa. Não quero deixar de agradecer ao SC Braga por todas as condições que nos proporcionaram e à secção do atletismo pelo trabalho excecional”.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância da conquista para o Clube e para a cidade: “O atletismo é, inquestionavelmente, uma modalidade que está ligada à história do SC Braga, aos sucessos do SC Braga e àquilo que é o carinho que, de facto, os bracarenses têm pelo Clube, pelas atletas e pelos técnicos que foram passando pelo SC Braga. Esta reconquista é enorme, é importantíssima para o Clube, é importantíssima para a cidade, e é seguramente importantíssima para as atletas, para os seus treinadores e para todos aqueles que estão envolvidos neste desporto. Portanto, no próximo ano, este título será para repetir. Esperamos cá estar para celebrar e festejar porque Braga merece e vocês merecem”.

Já a vereadora e treinadora Sameiro Araújo, também marcou presença na cerimónia e sublinhou a emoção e o significado deste título especial: “Este título teve um significado muito especial. Que dizer de um grupo de jovens atletas com um talento imenso, que 32 anos depois, me fizeram sentir a mesma emoção que senti em 1993. Foi, para mim, extremamente gratificante e muito emocionante. Presidente, muito obrigada pela aposta que fez nesta equipa e nesta modalidade. Quando se aposta, quando os sonhos são comuns e quando se trabalha com qualidade, os resultados acabam por aparecer”.