O SC Braga venceu este sábado o FC Famalicão por 1-2, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo da 13.ª jornada da Liga Portugal. Num duelo intenso, bem jogado e com oportunidades para ambos os lados, os Gverreiros do Minho foram mais fortes no momento da decisão e regressam a casa com três pontos importantes.
A partida começou viva, com o SC Braga a entrar ligado e a criar perigo logo aos 5 minutos, quando Gabri Martínez driblou dentro da área e rematou à malha lateral. O Famalicão respondeu aos 15 minutos, por Yassir Zabiri, que recuperou a bola a Niakaté e rematou para defesa segura de Hornicek. Minutos depois, aos 19, Fran Navarro surgiu na cara de Carevic mas atirou contra o guarda-redes montenegrino. Aos 24 minutos chegou o primeiro momento decisivo da noite: Ricardo Horta abriu o marcador, após uma excelente jogada dos Gverreiros pela direita. Victor Gómez cruzou atrasado e o capitão rematou dentro da área; a bola desviou em Rodrigo Pinheiro e traiu Carevic, fazendo o 0-1 em Famalicão. A equipa de Carlos Vicens continuou por cima e voltou a criar perigo aos 38 minutos, quando Víctor Gómez cruzou para Fran Navarro, que por pouco não chegou para desviar. Contudo, o Famalicão reagiu e empatou aos 41 minutos. Gil Dias encontrou Gustavo Sá, que meteu um passe perfeito para Sorriso, permitindo ao brasileiro assistir Zabiri, que finalizou com precisão. O intervalo chegou com o marcador em 1-1, após uma primeira parte de excelente nível, com duas equipas ofensivas e determinadas.
No segundo tempo, os Gverreiros voltaram a assumir o controlo do jogo. Aos 59 minutos, Pau Victor combinou bem e isolou-se perante Carevic, mas rematou à figura. As bolas paradas começaram a ganhar peso na partida, com Lagerbielke e Niakaté a ameaçarem de cabeça aos 63 e 64 minutos, respetivamente. Aos 68, foi Rodrigo Zalazar a tentar a meia distância, mas o remate saiu ao lado. A justiça chegaria ao marcador aos 72 minutos. Na sequência de um dos muitos lances de bola parada que o SC Braga conquistou, Lagerbielke ganhou nas alturas e Pau Victor, muito oportuno, apareceu sozinho na pequena área para fazer o 1-2 e devolver a vantagem aos Gverreiros. O espanhol esteve perto de bisar aos 80 minutos, mas Carevic evitou novo golo com uma excelente defesa. O Famalicão procurou o empate até ao fim e esteve muito perto aos 84 minutos, quando Simon Elisor tentou um vistoso pontapé de bicicleta, novamente travado por uma grande intervenção de Hornicek. Nos minutos finais, a defesa arsenalista manteve a solidez e conseguiu segurar três pontos valiosos numa deslocação sempre complicada.
O SC Braga continua assim a sua caminhada na Liga Portugal, reforçando o crescimento exibicional e competitivo demonstrado nas últimas jornadas. Os Gverreiros defrontam o Nice na próxima quinta-feira, às 17h45, para a Liga Europa.


