A equipa sénior feminina de basquetebol do SC Braga recebe, este domingo, o Olivais FC em jogo referente à 10.ª jornada da I Divisão Feminina de Basquetebol. O encontro está marcado para as 18h30, na AMCO Arena.

Na antevisão ao jogo, Hélder Evangelista e Mafalda Pequeno anteveem um adversário forte, composto por atletas com elevada qualidade individual. O técnico da equipa arsenalista afirmou que o grupo tem vindo a trabalhar de forma competente e rigorosa, estando preparado para contrariar as dificuldades que possam surgir da parte do Olivais FC.

Hélder Evangelista

Confiança e Ambição: “Este jogo tem a mesma importância que os anteriores. Todas as vitórias e todas as derrotas contam para a fase seguinte. Assim, trata-se de mais um encontro em que teremos de nos superar para vencer uma equipa que, no futuro, poderá vir a ser um adversário direto nessa fase”.

Análise ao adversário: “Sabemos que o Olivais FC irá, provavelmente, apresentar uma jogadora nova, que já passou pela Sanjoanense, com qualidade e capaz de nos criar algumas dificuldades. A equipa está a preparar-se de forma competente e rigorosa para conseguir ultrapassar os problemas que nos possam vir a causar. O Olivais FC apresenta um jogo interior muito forte, por isso será uma zona do campo à qual teremos de dar especial atenção, sobretudo e tendo em conta que algumas das nossas jogadoras que poderiam dar um maior contributo não estarão disponíveis para este encontro, nomeadamente a Susana e a Mara, afastadas da competição devido a lesão. Assim, prevemos dificuldades no jogo interior do Olivais FC, mas a equipa estará preparada e com as armas que temos, vamos tentar contrariar esse setor forte do adversário”.

Modelo de jogo: “Em campo, os principais indicadores que procuramos ver dizem respeito à identidade da equipa, trabalhada desde o início da época. Queremos ser uma equipa muito forte defensivamente, um aspeto que temos vindo a melhorar e a reforçar. Em termos ofensivos, jogar com alegria, com um jogo mais fluido e objetivo, percebendo quais são as atletas que, em cada momento, se encontram em melhor posição para finalizar, criando simultaneamente um maior equilíbrio entre os momentos defensivos e ofensivos, para quando partimos para o ataque, não estejamos condicionados ou preocupados por dificuldades sentidas na jogada anterior”.

Foco em melhorar: “Pretendemos solidificar a nossa identidade defensiva, sendo uma equipa muito agressiva sobre a jogadora com bola, fechando as linhas de passe e percebendo a importância do bloqueio defensivo e do ressalto, para depois no ataque, conseguirmos  jogar de forma rápida, organizada e fluida, sem dúvidas relativamente àquilo que queremos fazer. É isso que procuro e que procuramos, desde o início da época, que a equipa demonstre em cada jogo”.

Mensagem para os adeptos: “Venham apoiar a equipa. Será o nosso último jogo deste ano e queremos terminá-lo de forma muito positiva, vencendo, para que no início do novo ano, possamos retomar com a mesma forma de pensar e de estar, procurando ao longo da época alcançar os objetivos a que nos propomos. Esses objetivos tornar-se-ão mais fáceis de atingir com a ajuda dos nossos adeptos, com a força que nos poderão transmitir, permitindo-nos ultrapassar os obstáculos que aí virão, sabendo que serão muitos e exigentes. Apelo à presença massiva dos adeptos na AMCO Arena, para apoiar a equipa e para que, no final, possamos desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo”. 

Mafalda Pequeno 

Foco nos objetivos: “Todas as vitórias são importantes. Queremos chegar à próxima fase com o maior número possível de triunfos. A confiança trabalha-se e constrói-se nos treinos, consolidando-se depois nos jogos, algo que conseguimos na primeira volta e que pretendemos reforçar na segunda. Nesse sentido, uma vitória neste fim de semana deixa-nos um passo mais perto do nosso objetivo final, além de contribuir para que sejamos uma equipa cada vez mais respeitada e consolidada. Essa confiança e esse respeito serão fundamentais na próxima fase, quando defrontarmos equipas mais experientes e com os mesmos objetivos que nós. Sermos respeitadas e temidas é um aspeto importante”.

Fator coletivo: “O basquetebol é por si um desporto coletivo, mesmo com diversas qualidades individuais a articulação das mesmas não é fácil e pode resultar em resultados negativos. Os bons resultados vão ser alcançados no coletivo através da partilha de bola e consolidação do grupo. Estarmos todas na mesma página, unidas, sabermos que movimentos fazer e quando fazer, iria simplificar o nosso jogo internamente e consequentemente melhorar a nossa eficácia em campo na execução e finalização. Além disso, o aspeto mais importante do jogo coletivo é a confiança e companheirismo entre a equipa o que torna o ambiente acolhedor, logo torna o jogo mais fluido”.

Análise ao adversário: “O Olivais FC foi um campo difícil, não só para nós SC Braga, mas para as restantes equipas adversárias. É uma equipa que deve ser respeitada e que merece uma especial atenção, com atletas com qualidade que surpreendem. Esperamos uma equipa mais coesa, com as suas regras mais bem estruturadas, com a lição estudada para o jogo. Com um jogo interior forte para ter em conta e com jogadoras com bastante qualidade e que gostam de jogar em transição”.

Mensagem para os adeptos: “Para os que nos acompanham, seja presencialmente nas bancas, seja pelas diversas plataformas, primeiramente gostava de agradecer pelo apoio e carinho. De seguida, gostaria de deixar a mensagem que a confiança que tem em nós não vai ser posta em causa, pois cada vez que cada uma de nós entra em campo, entra com a mentalidade de honrar e representar o SC Braga e de o tornar cada vez maior.  Podem esperar de nós uma equipa com garra, confiança e muita vontade de vencer”.