A equipa sénior de voleibol do SC Braga recebe, esta sexta-feira, o FC Porto, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga Solverde.pt. O encontro está agendado para as 19h00, na AMCO Arena, e terá transmissão no SCB Next.
Na antevisão da partida, João Santos reconheceu a elevada dificuldade do desafio, mas destacou a união e a confiança do grupo, garantindo que a equipa irá dar o máximo neste encontro. O treinador salientou ainda que os jogos da Challenge Cup trouxeram aprendizagens importantes.
O técnico do conjunto arsenalista mostrou-se também orgulhoso do percurso realizado no campeonato, sublinhando que a equipa tem vindo a construir um projeto sólido, assente no trabalho diário, na cooperação e no compromisso de todos.
João Santos
Jogo exigente: “Vai ser um jogo extremamente difícil para nós. Até à jornada passada, o FC Porto estava invicto, não tinha perdido nenhum jogo e, na primeira volta, perdemos por uns claros 3-0. Desde então, a nossa equipa tem crescido e chegamos a este jogo com a possibilidade de discutir o 1.º lugar da tabela classificativa. Espero que consigamos trazer o que aprendemos com os embates na Challenge Cup, por serem equipas com um nível semelhante ao do FC Porto, e estarmos mais preparados para disputar este tipo de jogos”.
Foco competitivo: “Como disse, está em disputa a liderança do campeonato, mas também podemos acabar a jornada em 3.º lugar. Não é nisso que nos focamos. O nosso caminho tem sido pautado pela concentração no dia a dia, no jogo a jogo, e por dar sempre o nosso máximo. É óbvio que há pressão, mas isso faz parte do desporto de alta competição e estamos cada vez mais maduros nesse aspeto, sobretudo na gestão das emoções. Temos passado por muitas experiências juntos ao longo destas duas épocas, o grupo está coeso e confiante, temos muitas soluções e, por isso, estamos muito confiantes de que podemos fazer um bom jogo”.
Adversário: “Vamos, obviamente, analisar aquilo que lhes correu menos bem, mas não nos vamos iludir pelo resultado recente. Continuam a ser a melhor equipa do campeonato, a mais regular até agora, com excelentes executantes e muitas soluções, o que cria bastante imprevisibilidade. À imagem do que fazemos em todos os jogos, vamos definir uma estratégia, trabalhá-la durante a semana e tentar executá-la da melhor forma no jogo”.
Balanço: “Estou bastante orgulhoso do que temos feito até aqui. Disse isso exatamente às atletas no jogo anterior. Temos construído algo sólido, baseado no trabalho diário, na cooperação e no compromisso de todos e, especialmente, na mentalidade com que temos encarado todos os desafios. Todos sabem o seu papel, há união, compromisso e vontade de trabalhar para crescer diariamente. Obviamente que isso nos dá confiança para os próximos desafios”.
Importância dos adeptos: “Os adeptos têm tido um papel fundamental no nosso processo. Aparecem cada vez em maior número, identificam-se cada vez mais com a nossa equipa e percebem cada vez melhor o jogo. Isto é um fator decisivo e pode fazer a diferença em jogos mais equilibrados. Contamos com um grande apoio para este próximo jogo”.
