Na sequência da eliminação da Taça de Portugal frente ao Fafe, o Presidente do SC Braga, António Salvador, assumiu a responsabilidade pelo momento e deixou uma mensagem frontal aos Sócios e adeptos. Numa declaração marcada pela crítica e exigência, reforçou os valores inegociáveis do clube, ambição, vontade, orgulho e compromisso, e traçou uma nova linha para o que resta da temporada.
Declaração: “Tenho de vir aqui dar a cara. Tenho de vir aqui pedir desculpa aos nossos Sócios. Vim aqui porque também já o transmiti no balneário, aos jogadores, ao staff, à equipa técnica, tudo aquilo que foi o jogo de hoje. Hoje, mais do que perder uma eliminatória, ou ser eliminado de uma competição, perdemos algo que representa muito mais para o nosso clube. E foi porque, hoje, tudo aquilo que deveríamos ter dado… demos praticamente zero. E há uma coisa que, neste clube, é inegociável: a vontade, o querer, a ambição e o orgulho de vestir este emblema ao peito. E hoje… nada disso aconteceu. Os jogadores têm consciência disso. O staff tem consciência disso. A equipa técnica tem consciência disso. Já conversámos. É um dia triste. É um dia que não honrou o nosso emblema, não honrou o nosso clube, não honrou os nossos Sócios. E aquilo que transmiti aos jogadores é que somos todos responsáveis. Incluindo eu. Infelizmente, no meio de uma época, restam-nos agora apenas duas competições porque já ficámos fora de outras duas. A nossa época começa amanhã. Vai começar nas duas competições que ainda temos. E, daqui para a frente, quem não tiver estas premissas, honra, vontade, ambição e orgulho de vestir esta camisola, não vai ter lugar neste clube. Por isso, as minhas desculpas aos nossos Sócios e aos nossos adeptos, porque eles, mais do que ninguém, não mereciam isto.”
Mensagem interna: “Temos de saber perder de pé. E, se nas fases menos boas que já tivemos nesta época senti que demos tudo o que tínhamos para tentar outro resultado, hoje não tivemos nada disso. É por isso que digo que hoje, mais do que sermos eliminados, faltou tudo neste jogo: ambição, querer, vontade de representar este clube.”
Futuro: “Disse aos jogadores que, a partir de amanhã, começa a época para aquilo que ainda nos resta: o Campeonato e a Liga Europa. Vai ser com todos: com os jogadores, com a equipa técnica, com o staff. E a conversa que tivemos no balneário foi muito clara. Foi a mesma conversa que estou a ter aqui convosco. Claro que o mercado está aberto. Pode haver um ou outro reajuste. Não sabemos. Mas não é por causa do resultado de hoje, nem por aquilo que os jogadores deviam ter dado e não deram. A partir de amanhã, vamos ver se, de facto, aquilo que hoje aqui deixei bem claro, e que é inegociável para este clube, será cumprido: ambição, orgulho, querer, vontade de representar este clube, orgulho neste símbolo que levamos ao peito. A partir de amanhã, esse caminho vai ser traçado. E quem não tiver isto tudo, e quem não oferecer isto tudo durante a semana e durante o jogo, não poderá continuar neste clube.