João Moutinho e a sua renovação são a primeira grande novidade para 2026/2027. O médio português, que prolongou o seu contrato por mais uma época, chega à sua quarta temporada consecutiva com a camisola do SC Braga.
Em entrevista aos meios do Clube, Moutinho fala sobre a ambição que o move, o papel que desempenha dentro e fora do balneário e o que espera conquistar ao serviço do clube. Uma missão que está longe de estar concluída.
Renovação: “O que me faz continuar é sentir-me bem fisicamente e onde estou, no SC Braga, e querer continuar a ajudar o Clube a ser maior e a poder conquistar algo que nunca tenha conquistado. Esse é o meu objetivo, poder dar o meu melhor para conquistar algo importante para o Clube. É com esse espírito e com essa ambição que continuo a jogar”.
Quarta temporada no SC Braga: “Vejo a mesma ambição, o mesmo querer, a mesma vontade de poder ajudar o Clube a ser maior e a poder conquistar taças, que é isso que todos nós queremos, os jogadores, a massa adepta, a direção. Queremos sempre trabalhar com o intuito de ganhar competições. Por vezes não é possível, tentamos dar o nosso máximo, mas por vezes não conseguimos. Revejo-me em tudo o que fiz, porque dei o meu máximo e tentei ajudar os meus companheiros a serem melhores e a conquistar tudo o que havia para conquistar”.
56 jogos na época passada: “Foi uma época desgastante, uma época longa. Começámos muito cedo, com as pré-eliminatórias, mas é o que é. Sabemos que pode ser uma época longa, deus queira que seja a mesma coisa na próxima, pois quer dizer que vamos estar até ao final de todas as competições. É continuar a trabalhar e fazer o que temos feito da melhor maneira para estar fisicamente preparados, com a ambição e a vontade de fazer melhor do que fizemos na época anterior”.
Adaptação às ideias de Carlos Vicens: “A adaptação foi boa. Acho que é uma metodologia em que acredito e com a qual me revejo — de posse, de querer controlar o jogo, de criar oportunidades, de fazer golos. Tentámos demonstrar dentro de campo a nossa maneira de jogar contra qualquer equipa, umas vezes melhor, outras vezes pior, com resultados nem sempre aqueles que queríamos, mas tentando afirmar a nossa identidade. Acho que agora vai ser um pouco mais fácil, porque já a maior parte dos jogadores sabe o que se quer, e esperemos que possamos começar melhor a época, principalmente no campeonato”.
Jogador-chave na equipa: “Eu tento ajudar da melhor maneira, daquilo que acho que é o melhor e daquilo que também acham que é melhor para eu fazer, seja dentro ou fora de campo. A minha vontade é estar sempre dentro de campo, sabendo que não é sempre possível, mas dar o máximo quando sou chamado. Todos estamos conscientes que estamos aqui para ajudar o SC Braga a crescer, a ser melhor, e entrar com a vontade de vencer em todos os jogos”.
Referência para o plantel: “Tento sempre ajudar os mais jovens, tanto a eles como aos mais velhos, e vice-versa. O respeito tem de ser mútuo, não interessam as idades. O respeito que tenho pelo Ricardo Horta, nosso capitão, tenho o mesmo por um jovem que está a começar. É debatendo que podemos chegar a uma melhor versão daquilo que queremos para nós, como jogadores e como Clube. Eu, com mais experiência por tudo o que passei, mas acho que todos nós temos essa vontade de ajudar”.
Carinho no mundo do futebol: “Felizmente sinto muito isso. É também é uma das coisas que me faz continuar a ser como sou. O futebol muda e continua a mudar, e por vezes as estatísticas são mais importantes do que qualquer coisa. Eu continuo a não me rever nisso. Revejo-me em ser eu próprio, a dar o meu melhor para ajudar a equipa e os meus companheiros. Sou um jogador que dá tudo dentro de campo, não interessa o que seja. Se chegar ao final do jogo e ganharmos, isso é o mais importante, não jogo para agradar, jogo para ajudar a minha equipa do princípio ao fim”.
Ambição para a próxima época: “Temos de começar com uma ambição enorme. Sabendo aquilo que não fizemos tão bem na última época, os detalhes que por vezes nos custaram pontos, temos de melhorar em tudo. Mesmo nas coisas que fizemos bem, podemos fazer um pouco melhor. E continuar a acreditar que é possível fazermos algo bom pelo SC Braga, conquistar as competições onde estamos integrados, porque só assim é que vamos conseguir ambicionar mais e passar essa vontade a todos os outros”.





