As noites europeias estão de regresso à Pedreira. Os Gverreiros defrontam o FC Midtjylland na 2ª jornada do Grupo F da Liga Europa 2021/2022. Quem são os dinamarqueses que têm surpreendido a Europa nos últimos anos?

Um jovem destemido entre os históricos do futebol europeu

22 anos. É verdade, o FC Midtjylland tem apenas 22 anos, tendo sido fundado em abril de 1999, quase na viragem de milénio. O clube dinamarquês surgiu da fusão de dois clubes de pequena dimensão: o Ikast FS e o Herning Fremad. Curiosamente, as duas equipas eram rivais, mas a união entre os dois emblemas criou uma nova potência no futebol dinamarquês. O início foi promissor: na época após a fusão (o Midtjylland começou na 2ª divisão), a equipa da cidade de Herning subiu ao primeiro escalão. Desde a subida, o Midtjylland nunca desceu de divisão e faz do MCH Arena a sua verdadeira fortaleza.

A Europa chegou cedo

Logo na primeira época no principal escalão do futebol dinamarquês, o ousado Midtjylland terminou no 3º lugar da Superliga e carimbou o acesso às competições europeias. Os Ulvene (os Lobos) eliminaram o Glentoran (Irlanda do Norte) na Ronda de Qualificação da Taça UEFA 2000/2001, mas foram eliminados na 1ª eliminatória pelo… Sporting CP. Contudo, as presenças entre a elite do futebol do ‘velho continente’ não ficaram por aqui. Esta é a 15ª época em que o Midtjylland compete nas provas europeias, um sinal da vitalidade e força do clube nas competições internas ao longo dos anos. Destaque para a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões na época passada, ao lado do Liverpool, Ajax e Atalanta.

22 anos, uma mão cheia de títulos

Pouco mais de duas décadas foram suficientes para o conjunto nórdico conquistar várias títulos importantes no futebol dinamarquês. Após a conquista da 1ª Divisão (segundo escalão), o Midtjylland foi várias vezes finalista da Taça da Dinamarca (2002–03, 2004–05, 2009–10, 2010–11). O segundo título da sua história chegou em 2014-2015, com a conquista da Superliga Dinamarquesa, superando por quatro pontos o FC København, uma das potência do futebol na Dinamarca. O segundo título da Superliga chegou em 2017-2018 e, na época seguinte, o Midtjylland venceu a Taça pela primeira vez. Em 2019-2020, o clube de Herning dominou a Superliga, tendo vencido a competição com uma diferença de 14 pontos para o FC København.

Sempre a pensar no futuro

O FC Midtjylland é um verdadeiro viveiro de talentos. Desde a sua fundação, o clube apostou forte na formação e no scouting de jovens pérolas do futebol. Para além da forte ligação aos clubes da sua região (tem parceria com mais de 100 clubes da península da Jutlândia) e não só, como é o caso do Brentford (Inglaterra), o clube aposta na observação de jogadores em várias partes do mundo e os resultados falam por si. Jogadores como Simon Kjær, Winston Reid, Martin Braithwaite, Erik Sviatchenko e Viktor Fischer foram produtos da academia do Midtjylland. Mais recentemente, destaque para a aposta em jogadores africanos, como Paul Onuachu (Genk), Frank Onyeka (Brentford) e Pione Sisto (Midtjylland). Um clube com visão no presente e no futuro.

O SC Braga recebe o FC Midtjylland já na próxima quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga.