Quinta-feira é dia de estreia na Liga Europa 2021/2022. O primeiro adversário do SC Braga é o FK Crvena Zvezda, mais conhecido por Estrela Vermelha. O clube sérvio é um dos mais emblemáticos emblemas europeus e já fez história no futebol internacional.

Uma potência no futebol sérvio… e internacional

O Estrela Vermelha (fica mais fácil assim) é o clube sérvio mais titulado. Os números falam por si: 32 títulos de campeão nacional e 25 taças nacionais. Por alguma razão, a equipa de Belgrado é conhecida pelos Делије (os imbatíveis). As façanhas do Estrela Vermelha não ficam dentro do território da Sérvia. Para além das Taças Mitropa (antecessora da Liga dos Campeões) em 1958 e 1968, o Estrela Vermelha venceu a Liga dos Campeões em 1990/1991, tendo conquistado a Taça Intercontinental no mesmo ano.

A casa do futebol em Belgrado

O ambiente na casa do Estrela Vermelha é inconfundível. O Estádio Rajko Mitić, batizado com o nome de um dos jogadores mais reconhecidos na história do futebol da Sérvia, é o maior complexo desportivo do país balcânico, com capacidade para mais de 55 mil espetadores. Inicialmente, o estádio tinha capacidade para 110 mil, mas foi reduzida para ter as especificações da UEFA. Devido à sua dimensão e estrutura, recebeu a alcunha de Marakana, devido às semelhanças com o mítico estádio brasileiro. Foi inaugurado em 1963, é a casa da Seleção Nacional da Sérvia e recebeu a final do Europeu de 1976, assim como a final da Taça UEFA (antiga Liga Europa) em 1979.

Rivalidade com o Partizan

A cidade de Belgrado é palco de uma das maiores rivalidades do futebol europeu. Estrela Vermelha e Partizan dividem o protagonismo nesta luta histórica pelo topo do futebol sérvio. O dérbi, conhecido como o Dérbi Eterno, é sempre um dos momentos mais intensos da temporada, com as falanges de apoio das duas equipas a moverem multidões. Os dois clubes nasceram em 1945, com uma forte influência da 2ª Guerra Mundial, mas com origens distintas: o Estrela Vermelha nasceu no seio do Departamento de Segurança do Estado, enquanto que o Partizan foi criado pelo Exército Popular Juguslavo. Estrela Vermelha e Partizan dominam o futebol sérvio desde então e a rivalidade entre os Delije e Grobari é, mesmo, eterna.

Forte aposta na formação

O Estrela Vermelha já viu nascer vários nomes de destaque do futebol sérvio. Jogadores como Dejan Stanković, atual treinador da equipa e segundo jogador com mais internacionalizações pela Sérvia, Dragan Džajić, Nemanja Vidić, Dragoslav Šekularac Vladimir Stojković, entre outros, são alguns dos nomes lançados pelas equipas de formação do Estrela Vermelha para a ribalta do futebol europeu. No atual plantel do Estrela Vermelha, destaque para  Veljko Nikolic, Marko Lazetic e Strahinja Erakovic como nomes do presente e futuro da equipa vermelha e branca.

O SC Braga defronta o Estrela Vermelha já esta quinta-feira, no primeiro jogo da Liga Europa 2021/2022.