Chegar, ver e vencer: são estas as palavras que melhor descrevem o percurso de André Ferreira na equipa de Sub-19 do SC Braga. Depois de ter começado a época nos Sub-17, o jovem bracarense, de apenas 17 anos, afirmou-se na turma orientada por Artur Jorge para não mais perder o lugar.  Esta temporada somou 16 jogos no Campeonato Nacional de Juniores e destaca o trabalho e a união como palavras chave para a época de excelência realizada ao serviço dos Gverreiros do Minho.

 

André Ferreira: "Respiramos uma mensagem positiva" 3

 

Desejo de voltar aos relvados: 

Sinto falta da competição, a bola está sempre comigo mas é necessário defrontar outros adversários. Tento adaptar-me da melhor forma possível para quando chegar a altura estar pronto.

A paixão emergente pelo Futebol:

Tudo começou desde cedo quando recebi a minha primeira bola. Aos 6 anos inscrevi-me nas Escolas do SC Braga na altura no 1º de Maio e estive durante três anos ao serviço do clube. Mais tarde infelizmente não consegui ser um dos selecionados nas captações para a competição e tive de sair e procurar outro clube. Representei o Aveleda e depois voltei ao SC Braga.

Trabalho de equipa em primeiro lugar:

Dentro de campo tento dar o máximo pela equipa e pelos meus companheiros, temos um objetivo comum que é sair com a vitória e tento estar o máximo focado possível, pois só dessa forma conseguimos atingir os nossos objetivos.

 

André Ferreira: "Respiramos uma mensagem positiva"

 

Adaptação aos SUB.19:

Os jogadores são muito bons, senti-me desde o início muito bem integrado e todos nós estivemos sempre juntos. Graças a tudo isso consegui fazer o que mais gostava e a época correu extraordinariamente bem.

Dificuldades ao serviço da equipa:

O campeonato SUB.19 tem mais intensidade. Procurei ganhar mais ritmo nos treinos porque aí também se sente a diferença de escalão para escalão e eu senti isso. Contudo adaptei-bem bem, de forma rápida e isso permitiu que tudo corresse bem durante toda a temporada.

Crescimento ao longo da temporada:

Uma evolução a que todos os jogadores estão sujeitos. Todos percebemos que ao subir de escalão o ritmo vai ser diferente. No início foi complicado mas passo a passo e com o tempo as coisas foram melhorando, a confiança aumentou e dentro de campo correu tudo melhor.

Influências e reconhecimento do treinador: 

O Artur Jorge já conhecia o meu trabalho desde os SUB.15, a pré época nos SUB.19 correu bem e isso permitiu a minha afirmação durante a temporada. É sempre bom ouvir essas palavras dos nosso treinadores porque dão mais motivação e confiança para o futuro. Tive oportunidade de passar por vários treinadores no SC Braga e todos tem aspetos que nos ajudam a melhorar. Consegui crescer e tornar-me jogador mais experiente.

 

Rascunho automático 771

 

Balanço da época: 

Foi sem dúvida a melhor época na minha curta ainda carreira. Nos SUB.19 não tivemos derrotas em jogos oficiais e foi uma época muito positiva, não só para mim mas para toda a equipa. Tudo isso ajudou-me a crescer imenso.

Ambições pelo título de Campeão Nacional:

Sem dúvida que sim, o nosso trajeto estava a ser impecável, estávamos a fazer um caminho extraordinário e a lutar em todos os jogos pelos três pontos. No SC Braga em todos os escalões temos uma palavra a dizer, no nosso caso fomos invencíveis e podíamos ter conseguido mais.

Potenciar a formação do clube:

Sentimos que o SC Braga aposta cada vez mais nos jovens. Tenho feito o meu trabalho e o meu caminho na esperança de conseguir uma oportunidade na equipa principal. Vou continuar da melhor forma possível para conseguir uma oportunidade.

Representar a Seleção Nacional:

É o sonho de qualquer jogador. Sinceramente nunca pensei chegar a essa patamar, marcar pela nosso país é incrível e é de arrepiar. Espero viver desses momentos por muitos mais anos porque é uma sensação única.

 

Golo de André Ferreira em triunfo luso

 

Referências dentro dos relvados:

O meu ídolo de posição sempre foi o Daniel Alves pela qualidade acima da média que tinha. Identifico-me com o João Cancelo, um jogador que gosta de usar a velocidade, é muito importante para o jogo ofensivo da equipa.

Ambições para o futuro:

Tenho muitos sonhos. Mais próximo quero, claro, chegar à equipa principal do SC Braga e manter as convocatórias na Seleção Nacional, e tudo isso chega como a recompensa do nosso trabalho.