Realizou-se, no passado dia 20 de fevereiro, no Pavilhão Desportivo de Lamaçães, a segunda e última Volta da 2ª Liga Boccia Sénior Braga 2019/20, com a presença de 14 equipas provenientes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Braga (lares, centros de dia, centros sociais e paroquiais, associações sociais, culturais e de reformados, pensionistas e idosos).

A equipa da ANIMA UNA, Bicampeã em título da 2.ª Liga, a disputar a série A, mostrou uma vez mais a sua superioridade ao vencer 10 dos 12 jogos disputados conseguindo, assim, manter a 1.ª posição da 1.ª volta e sagrar-se vencedora da Série A.

Nas 2.ª e 3.ª posições ficaram, respetivamente, a equipa da ACARE – e a APAF Cunha. Apesar de numa fase inicial da prova se encontrarem em igualdade de pontos, a equipa da APAF Cunha viu a equipa da ACARE “roubar-lhe” o segundo posto da classificativa geral que havia conquistado na 1.ª volta. Na 4.ª posição, e apenas a uma vitória (2 pontos) dos 2º e 3.º classificados da prova, ficou a equipa do Real Centro Sénior.

As equipas do Centro Social da Paróquia de Adaúfe, do Centro Social e Paroquial de Mire de Tibães e da Santa Casa de Misericórdia de Braga, que na época 2019/20 tinham sido promovidas à Série A, obtiveram, respetivamente, os 5.º, 6.º e 7.º lugares da classificativa geral. Em sequência desta classificação, serão despromovidas à série B na próxima época 2020/21.

No que respeita à série B, o grande equilíbrio a que pudemos assistir na 1.ª volta, onde apenas uma vitória (2 pontos) separava o 1.º do 5.º classificado, voltou a persistir nesta 2.ª Volta. No entanto, a grande vencedora foi a equipa da ARPIVE, que depois de terminar a 1.ª volta na 4.ª posição, acabou por conquistar o 1.º lugar da prova.

A equipa que pautou por maior regularidade nas duas voltas foi a equipa do Centro Cultural e Social de Santo Adrião. Depois de ter terminado a 1.ª volta na 3.ª posição, conseguiu conquistar o 2.º lugar na 2.ª volta.

De realçar também o grande desempenho, da ATIP – Associação Amigos da Terceira Idade de Palmeira, que depois de concluir a 1.ª volta na 5.ª Posição, terminou a 2.ª volta na 3.ª posição da classificativa geral. Outra das “equipas sensação” foi a Casa do Areal que recuperou 3 posições na classificação geral. Após ter concluído a 1.ª volta na última posição (7.º lugar), acabou por terminar a prova na 4.ª posição.

A prova, conduzida em parceria por Técnicos Desportivos da Secção de Boccia do Sporting Clube de Braga e por Técnicos Desportivos afetos ao Programa, teve o apoio do Banco Local de Voluntariado de Braga e dos Estagiários do Curso Profissional “Técnicos(as) de Organização de Eventos” da Esprominho – Escola Profissional do Minho. A arbitragem esteve a cargo dos praticantes que integram a 1ª Liga Boccia Sénior Braga. Os Bombeiros Sapadores de Braga zelaram pela segurança de todos os participantes.