Leonor Gonçalves e Guilherme Gonçalves vão estrear-se no Campeonato do Mundo de Karaté de Cadetes, Juniores e Sub-21, defendendo as cores de Portugal. Veneza será o palco desta competição, que já conta com a inscrição de 1995 atletas oriundos de 113 países. A prova decorrerá entre os dias 9 e 13 de outubro. 

Para ambos os atletas, esta convocatória é o culminar de anos de esforço e dedicação. Este é um sonho de infância que, agora, se concretiza, carregando com eles o orgulho e a responsabilidade de representar o SC Braga e Portugal numa prova deste nível.

Os jovens Gverreiros encaram esta competição com ambição e foco, após uma preparação intensa. Leonor destaca o apoio constante do treinador, equipa técnica, colegas de treino, bem como da família e amigos, e reforça a confiança em todo o processo que a trouxe até aqui. Guilherme, focado na luta por um lugar no pódio, sublinha o trabalho incansável e a dedicação que tem aplicado nos treinos, com o objetivo de transformar essa preparação num resultado de excelência no tatami.

Guilherme Gonçalves vai competir em Kumite Sub-21 (-67kg), enquanto Leonor Gonçalves competirá em Kumite Cadete (-54kg).

Leonor Gonçalves

Orgulho: “Desde pequena, sonho em ser a melhor e pisar grandes palcos como o Campeonato do Mundo. Ao receber a notícia da convocatória emergiu uma grande felicidade em mim. Acima de tudo é uma enorme responsabilidade levar Portugal e o SC Braga ao peito.”

Dedicação: “É preciso uma preparação excecional no que toca a um evento deste nível. O meu nome na convocatória é o resultado do trabalho árduo que sigo há muitos anos, consciente do caminho duro que ainda devo percorrer. Estou grata pelo apoio do meu treinador, equipa técnica, colegas de treino, família e amigos. Tenho passado dias de enorme dedicação, determinação, empenho e concentração máxima. Tenho trabalhado semana após semana, focada num único objetivo: vencer.”

Expectativa: “Vou dar o meu melhor neste Mundial de Karaté. Desejo transportar para o tatami todo o trabalho desenvolvido e ser a minha melhor versão. Estou confiante no processo de preparação, por isso sei que posso conquistar o que mereço.”

Apoio e ambição: “Competir num Mundial é um motivo de orgulho, mas ao mesmo tempo de enorme responsabilidade e exigência. Tenho a felicidade de ter uma família sempre presente, unida, atenta e disponível no apoio à minha preparação. Tenho um treinador exigente, conhecedor, rigoroso e dedicado no meu processo de treino e de competição. Conto ainda com o apoio do SC Braga e de toda a sua estrutura em busca das melhores condições desportivas para alcançar objetivos comuns, assim como o apoio da Federação em criar momentos que potenciem os melhores resultados neste grande palco internacional. Vamos continuar a vibrar juntos, munidos da mesma humildade e conquistar coisas bonitas.”

Desafio: “No Campeonato do Mundo, participam os melhores dos melhores, apenas um atleta de cada país por categoria de peso. Por esta razão, parece-me que o nível de exigência e competitividade direta, teoricamente, poderá ser superior às provas do Circuito Mundial, uma vez que estas permitem um número mais alargado de inscritos.”

Honra: “É um sentimento de enorme felicidade, orgulho e honra carregar o símbolo do SC Braga e a bandeira nacional. Estou a trabalhar para estar à altura de tão desafio e elevar com distinção a história do SC Braga e de Portugal.”

Guilherme Gonçalves

Realização: “O sonho de participar nesta competição vem desde muito pequeno e, por isso, é uma grande oportunidade, um sonho tornado realidade.”

Foco: “A preparação tem sido excecional e exigente. Trabalhei com bastante afinco naquilo que pretendo levar para o tatami no dia de prova.”

Ambição: “Sonho e tenho trabalhado para conquistar um lugar no pódio.”

Motivação: “As pessoas à minha volta, desde a minha família até aos meus companheiros de treino, têm-me ajudado muito na parte emocional, permitindo que eu dê sempre o meu melhor em cada treino, para que esse esforço se traduza no melhor resultado possível na competição”.

Exigência: “O Campeonato do Mundo é, sem dúvida, a competição mais especial da nossa modalidade. O nível de exigência é sempre maior, principalmente a nível emocional, para todos os atletas que participam na prova.”

Gratidão: “Tenho muito orgulho em defender as cores de Portugal e agradeço ao SC Braga por toda a ajuda na minha preparação.”