Decorre este domingo, a partir das 10h00, a Meia Maratona de Braga. Após uma paragem prolongada nas competições devido à pandemia, os atletas do SC Braga voltam às grandes provas nacionais.

Na antevisão da competição, Vanessa Carvalho e Davide Silva foram os porta-vozes da equipa de atletismo do SC Braga e afirmam que é bom estar de volta às provas e nada melhor do que retomar na cidade dos arcebispos.

Vanessa Carvalho: “Qualquer atleta que está na linha de partida ambiciona a vitória”

Antevisão: “Um pouco ansiosa e ao mesmo tempo feliz, porque é bom estarmos de volta e termos uma prova desta dimensão em Braga.”

Regresso: “Estou feliz, mas por outro lado ansiosa porque vai ser um recomeço. Estamos todos na expetativa como é que isto vai correr, mas esperemos que corra tudo bem.”

Presença do Público: “O público faz toda a diferença quando falamos de distâncias mais longas. O facto de termos a energia das pessoas durante o percurso é uma ajuda e uma fonte de motivação extra.”

Vencedora de 2019: “Eu pelo menos não penso muito em títulos. O importante agora é recomeçarmos e fazê-lo de forma consistente e mostrar que temos condições para isso. É um misto das duas coisas. É o pensar no regresso e regressar bem e esperar que tudo corra pelo melhor. Por outro lado, os resultados são a nossa maior motivação e é para isso que todos os dias treinamos. Qualquer atleta que está na linha de partida ambiciona a vitória.”

Objetivos: “Falta-nos o título de campeãs na estrada quiçá a próxima época não será um objetivo, mas passa por aí os objetivos coletivos: a estrada e o cross que estão quase à porta. E ainda, conseguir o melhor resultado possível para o Clube. Já a nível individual o meu principal objetivo passa pela maratona e as distâncias mais longas.”

Percurso: “Para mim tem sido uma experiência fantástica e um apoio muito grande. Eu já corri individual e na altura em que comecei não tinha equipa e não conseguimos viver aqueles momentos, aquele espírito, aquele apoio e inter-ajuda. Acho que é indescritível e isso só conseguimos graças ao Clube e neste caso o SC Braga traz-nos essa responsabilidade e temos conseguido corresponder com o peso o nome do SC Braga.”

 

Davide Silva: “É sempre positivo para nós”

Antevisão: “Será a minha primeira meia maratona. Em termos de competição em si o facto de correr em casa será sempre bom. Vou tentar como sempre em todas as provas que participo a vitória, mas sei que não será fácil porque será um lote complicado.”

Regresso: “Penso que a maior parte dos atletas já tinha saudades deste bichinho da competição, pois treinar só em si não chega. É sempre bom as competições e todas essas coisas que têm vindo a se realizar e é sempre positivo para nós.”

Presença do Público: “Muitas das vezes as corridas decidem-se pelo fator público. Ainda para mais conforme eu disse à bocado correr em casa é sempre ótimo.”

Objetivos: “A nível coletivo vamos ter agora no dia 28 de novembro a prova mais importante do Clube, que é o Corta Mato Nacional Longo e será o ponto alto da época. Depois teremos também os Campeonatos Nacionais de Estrada, Corta Mato Curto, Pista ao Ar Livre e Coberta que serão também provas coletivamente importantes. Já a nível individual é bater as minhas marcas pessoais.”

Balanço da época transata: “Este ano de pandemia realizei mais provas em Pista Coberta. É óbvio, que houve aqueles meses em que não tivemos competições e isso acabou por estragar o nosso momento de forma. No entanto, tentamos sempre conciliar com os treinos, mas a motivação não era a mesma.”

Percurso: “Tem sido muito bom. De ano para ano tenho vindo a melhorar e em termos de Clube tem crescido muito. Agora é continuarmos todos a trabalhar para o mesmo e tentarmos dar sempre o melhor pelo Clube.”