O Campeonato de Portugal de Corta Mato Longo decorrerá, este domingo, em Vale de Cambra.

Na antevisão desta competição, Mariana Machado e Luís Saraiva afirmaram que o regresso das competições é importante para os atletas se sentirem motivados. Os Gverreiros do Minho sublinharam que esperam subir ao pódio numa prova em que participam atletas de elevada qualidade. 

 

Mariana Machado

Competição: “É a minha primeira participação no Campeonato Nacional de Corta Mato como sénior. Já ganhei como juvenil e júnior nos dois anos. Até agora foram só vitórias, mas a verdade é que agora vou entrar na fase de subir para o escalão de sénior e acho que vai ser uma experiência muito ‘gira’. Claro que ganhar é mais complicado neste escalão porque é o mais competitivo, com atletas olímpicas e que foram diversas vezes medalhadas a nível internacional nos Corta-Matos. Vai ser uma competição extremamente competitiva, mas o meu objetivo é sempre ganhar.”

Metas: “É estar na frente, lutar pelo melhor lugar possível e o melhor lugar é ganhar. É com essa mentalidade que vou, mas sempre tendo noção da exigência de nível competitivo que esta competição tem.”

Regresso das competições: “É muito bom porque estivemos algum tempo afastados de diversos campeonatos. É sempre bom voltar a competir porque treinamos para competir e se não houver competições não faz sentido treinarmos, se não existe provas para mostrar o nosso valor. Acho extremamente importante o regresso destas provas para nos manter motivados e para obtermos os resultados para o qual trabalhamos. As provas que tenho feito com vista à preparação deste Campeonato e futuramente do Campeonato da Europa são muito importantes estas oportunidades competitivas no estrangeiro para preparar estas competições.”

 

Luís Saraiva

Competição: “Muito equilibrada e será um excelente espetáculo. Este ano coletivamente haverá também a presença na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. Esse será um extra para uma prova ainda mais eletrizante. Prevejo que será um excelente espetáculo onde o SC Braga pretende o melhorar o resultado.”

Metas: Os objetivos individuais e coletivos passam por lutar pelo pódio. Acredito que temos todas as capacidades para sair com esse resultado, uma vez que temos esse aliciante este ano de poder marcar presença na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Vamos lutar por isso.”

Regresso das competições: “Foi para nós atletas uma lufada de ar fresco. Não se trata apenas de ter de volta as provas, mas sim de termos novamente o foco de lutar por um determinado objetivo algo que era impossível sem competições. Espero que seja para ficar.”