Miguel Marques, de 29 anos, chega ao SC Braga para reforçar a equipa de atletismo na temporada 2024/25.

Proveniente do Sporting CP, clube que representou desde 2017, o Gverreiro conquistou vários títulos como o de Campeão de Portugal nos 5.000 metros (2021) e nos 10.000 metros (2023). Além disso, foi Vice-Campeão nos 10.000 metros (2017 e 2021) e alcançou vários pódios em competições nacionais de Corta-Mato e Estrada.

Ao longo da carreira, o novo rosto do atletismo do conjunto arsenalista representou Portugal em diversas competições internacionais incluindo o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa de Corta-Mato.

Em declarações aos órgãos de comunicação do Clube, Miguel Marques destacou a vontade em “fazer mais e melhor” sublinhando os seus objetivos ambiciosos para esta época ao serviço do SC Braga.

Feliz pelo novo desafio: “Representar o SC Braga é uma sensação muita boa. Já participei em muitas corridas ao lado de atletas do Clube, e neste novo desafio, é ótimo poder correr com eles na mesma equipa. São atletas da minha geração, que conheço desde o início da minha carreira no atletismo, e já são quase 15 anos de convivência. Para além disto, acredito muito no projeto do SC Braga e no investimento que está a fazer na modalidade, o que me motivou a aceitar este desafio.”

Metas 2024/25: “Os objetivos da época passam, claramente, por fazer mais e melhor como sempre. Em termos de calendário eu gosto de pensar sempre prova a prova e deixar o trabalho técnico para quem me acompanha. No entanto, prevejo uma grande disputa nos nacionais de Cross e nos nacionais de Estrada, vão ser pontos chave para a equipa e aí sim quero mostrar o valor que esta equipa é capaz.”

Autorretrato:  “Corro muito com o coração e às vezes é complicado controlar as emoções que tenho dentro da competição. Gosto de desafios e de lutar em grandes competições. Posso fazer a diferença com vontade de querer mais e melhor, espero ser uma peça chave para a equipa.”

Determinação: “Podem esperar o melhor de mim enquanto atleta. Irei trabalhar ao máximo e procurar ter o meu melhor rendimento. Além disso, podem esperar um reforço que gosta de provas bem disputadas e que vai procurar deixar o SC Braga com uma equipa masculina internacionalmente mais competitiva para podermos vir a disputar um campeonato da Europa. Como equipa, não tenho dúvidas de que a qualidade existe e que podemos ser a próxima equipa no Europeu.”

Mensagem para a Legião: “Somos nós que estamos a competir, mas são vocês que nos dão força, o vosso apoio é mais importante do que pensam e, por isso, venham ver, gritar, aplaudir, sorrir e até chorar, mas não se esqueçam que vocês fazem diferença.“