A equipa sénior masculina de basquetebol do SC Braga iniciou, esta terça-feira, a pré-temporada, dando os primeiros passos rumo à estreia na Liga Masculina de Basquetebol, o principal escalão da modalidade em Portugal. Os Gverreiros realizaram os habituais exames médicos, testes físicos e o primeiro treino na AMCO Arena.

Com apenas três atletas da época passada no plantel, entre eles Ricardo Pinheiro, Jesse Bingham II e Eduardo Samuco, o conjunto arsenalista surge praticamente renovado e reforçado para os desafios da nova temporada.

Atletas presentes no início da pré-temporada:
António Moreira (Extremo), Eduardo Samuco (Extremo), Ricardo Pinheiro (Base/Extremo), Litos Cardoso (Base), Miguel Peixoto (Base), Mike Fofana (Poste), Moussa Koné (Poste) e Sérgio Alves (Extremo/Poste).

Jesse Bingham II, um dos atletas que transita da época anterior, vai integrar os trabalhos com a equipa na próxima semana.

Declaração do treinador Pedro Grenha

Identidade e união: “Neste momento, a nossa prioridade é construir uma identidade, dar continuidade à cultura de vitórias que conseguimos construir no Clube nos últimos anos, agora no mais alto patamar do basquetebol português. Mas, acima de tudo, fazer com que isto resulte porque não basta trazer bons jogadores. É preciso que eles se entendam dentro de campo e fora dele. Portanto, neste momento, a nossa prioridade é construir a identidade certa para ajudar a equipa a competir ao mais alto nível”.

Entrega total: “Aquilo que podem esperar é uma equipa extremamente competitiva. Queremos entrar em campo sempre com o objetivo de vencer. É assim que vamos preparar todos os jogos e, acima de tudo, preparar cada dia para nos aproximarmos do nosso objetivo de sermos melhores”.

Declaração do atleta Eduardo Samuco

Espírito de família: “Dentro da mesma perspetiva dos outros anos: tentar sempre integrá-los ao máximo, fazer com que conheçam o Clube, a essência do Clube, tentar, ao máximo, envolvê-los nas atividades do Clube e mostrar-lhes o que é a essência da cidade de Braga. Fazê-los perceber que aqui são uma família. Aqui damo-nos todos bem, desde a primeira pessoa a entrar no pavilhão até à última: desde o segurança, operacionais, fisioterapeutas. É tudo uma família. Portanto, dentro daquilo que me for possível, vou apresentá-los a toda a gente e fazer com que se sintam em casa”.

Objetivos traçados: “Tal como quando iniciámos este projeto: é jogo a jogo, para competir ao mais alto nível, ganhar o máximo de jogos possível e tentarmos atingir os playoffs, que é um dos nossos grandes objetivos para esta época”.

O conjunto arsenalista estreia-se na elite do basquetebol nacional no fim de semana de 4 e 5 de outubro, com uma deslocação ao terreno do Galitos do Barreiro.