Realizou-se no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo – Paredes, nos dias 25 e 26 de janeiro, a 1ª volta do Regional Norte de Boccia da classe BC3, com a participação de 35 atletas oriundos de 13 clubes.

Luís Caravana venceu a 2ª divisão desta primeira volta do Regional Norte, somando como vitórias todos os jogos realizados. Acompanhado pelo seu pai, Afonso Costa, o Gverreiro do Minho fez valer o seu jogo perante os adversários do grupo de qualificação. Na fase a eliminar, venceu Bruna Barros (INB) nos quartos de final, Virgílio Ferreira (SFA) nas meias finais e Rui Silva (ABLS) na final. Desta forma, Luís Caravana posiciona-se muito favoravelmente para discutir a participação na fase nacional e voltar a subir para a 1ª divisão da modalidade.

Na prova referente à 1ª divisão regional, assistiu-se a jogos extremamente competitivos entre os 15 melhores atletas da zona norte, muito especialmente entre aqueles que fazem parte dos trabalhos da seleção nacional, bem como outros que se encontram num patamar elevado, mesmo pelos parâmetros nacionais.

Neste escalão, o SC Braga apresentou 1/3 dos atletas em prova, o que é um facto digno de realce e que demonstra a sua força competitiva nesta divisão.

A estreante Joana Pereira teve dificuldades no seu primeiro jogo de sempre na 1ª divisão regional, “apadrinhado” pelo seu companheiro de clube, José Carlos Macedo. No entanto demonstrou o seu potencial ao ter vencido 2 dos 4 parciais, apesar de não terem sido suficientes para vencer. Contra o atleta do SC de Espinho, Bruno Pinho, fez-se notar a sua inexperiência na modalidade e classe (a fazer a sua 2ª época), como na divisão, tendo realizado um jogo atípico que permitiu a vitória ao seu adversário. Já no terceiro jogo do grupo de qualificação, venceu Carlos Paiva do Feirense (AFD) de forma segura.

Por sua vez, Eunice Raimundo teve dificuldades no jogo que realizou perante o Campeão Nacional, Avelino Andrade (APPC Porto). Contra o atleta do FC Porto, Tiago Tavares, apesar da vitória nos seus parciais não foi suficiente para superar os resultados dos parciais adversários.

Mário Peixoto passou a fase de grupos mas não ultrapassou os 1/4 de final ao ser derrotado pelo seu colega de clube José Carlos Macedo.

José Gonçalves e José Carlos Macedo ultrapassaram consistentemente os seus grupos. Nos 1/4 de final, José Carlos Macedo venceu o seu colega de clube Mário Peixoto, e José Gonçalves venceu Tiago Tavares (FC Porto).

Nas meias-finais, a estrutura da prova ditou o encontro dos dois arsenalistas os quais disputaram o acesso à final. O jogo correu favoravelmente a José Gonçalves nos dois primeiros parciais (2-0), mas José Carlos Macedo deu a volta ao mesmo nos dois últimos parciais, acabando por vencer por 4-2.

Nas finais da prova da 1ª divisão, José Carlos Macedo não conseguiu bater o seu colega da seleção, e campeão nacional, Avelino Andrade (APPC Porto), e José Gonçalves também não bateu Armando Costa (APPC Porto) na discussão do 3º lugar, obtendo, deste modo, os 2º e 4ºs lugares da prova, respectivamente.

Em 21 e 22 de março realizar-se-à a 2ª volta do Regional Norte, em Santa Maria da Feira, sendo que as classificações agora obtidas serão somadas às que irão ser aí alcançadas para a atribuição das classificações finais.

Esta prova atribui os lugares para a participação na fase nacional do calendário nacional de provas federadas de Boccia, bem como definirá os atletas das primeiras e segundas divisões para a próxima época.