Que tal a paragem em Gdańsk? Fizeram-te bem os ares do oceano? Estamos certos que sim, mas agora é hora de voltar embarcar…

“Última chamada com destino a Brøndby na porta A1921”. Coloque novamente os cintos de segurança e prepare-se para uma curta viagem até aos subúrbios de Copenhaga.

 

Em estreia na Dinamarca… mas não na Escandinávia

 

Brondny 5

 

É conhecido o vasto historial do SC Braga nas competições da UEFA. Curiosamente, com um historial de quase duas centenas de jogos, nunca defrontou um adversário dinamarquês.

Contudo, os ares da Península Escandinava não são de todo desconhecidos para a Legião. No total, são três os clubes escandinavos que o SC Braga já defrontou… Todos suecos: Hammarby, Elfsborg e AIK.

E apesar de nunca ter ganho naquele território – duas derrotas e um empate nos três jogos efetuados – o historial traz boas perspectivas. Nas três eliminatórias, o SC Braga seguiu em frente em duas (AIK e Hammarby).

 

Brøndby IF, um gigante adormecido

 

Brondny 7

 

O Brøndby IF é um dos clubes de maior sucesso na Dinamarca. Com dez campeonatos dinamarqueses e sete taças nacionais, é um dos gigantes do futebol do seu país.

O período de maior sucesso ocorreu entre 1985 a 2005 quando, em vinte anos, venceu os dez títulos de campeão que possui no seu museu.

É o clube dinamarquês de maior sucesso nas competições europeias, tendo sido o primeiro clube do país a participar na UEFA Champions League a atingir uma meia-final europeia (Taça UEFA em 1991).

O surgimento do FC Copenhaga em 1992 trouxe um rival de respeito ao Brøndby IF, ‘acabando’ mesmo com a sua hegemonia nos últimos anos.

O Brøndby IF, terceiro classificado no último campeonato, venceu o play-off de acesso à UEFA Europa League, após ter perdido o título para o grande rival.

Agora, procura reerguer-se e voltar aos melhores dias, tal como habituou todos os amantes do desporto rei. Para isso, conta com jogadores de qualidade como Kamil Wilczek – melhor marcador da equipa na época passada com 27 golos – e Hany Mukhtar, internacional alemão que passou pelo SL Benfica.

 

Boas memórias para Claudemir

 

Brondny 6

 

No plantel do SC Braga há um jogador que conhece bastante bem o Brøndby IF. Claudemir, que esteve ao serviço do FC Copenhaga durante quatro temporadas, defrontou o quarto classificado da última Superliga Dinamarquesa em 12 ocasiões.

O saldo é francamente positivo para o médio brasileiro, que contabiliza 6 vitórias, 4 empates e 2 derrotas perante o grande rival do emblema da capital.

Não apontou nenhum golo, mas há uma primeira vez para tudo correcto?

 

Inferno amarelo

 

Brondny 8

 

Com capacidade para 28 000 espectadores, o Brøndby Stadion é o segundo maior estádio da Dinamarca. Curiosamente, e em mais um ‘choque de realidade’ para os seus adeptos, perde apenas para o Parken Stadion… casa do rival FC Copenhaga.

Estamos perante um estádio tremendamente ruidoso e um verdadeiro ‘handicap’ para os adversários. Conhecidos pelas coreografias originais, os fervorosos fãs do Brøndby IF fazem com a sua equipa jogue em casa todos os fins de semana.