O encontro entre o Caldas SC e o SC Braga, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, sofreu uma importante alteração: ao contrário do que estava previamente estabelecido, o jogo não irá realizar-se no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, mas sim em Torres Vedras (Estádio Manuel Marques), às 19h00 de hoje (23 de dezembro).

As razões que levaram a esta inevitável alteração prendem-se com o facto do relvado do Campo da Mata não reunir condições mínimas para a prática de futebol, devido às fortes chuvas que se fizeram sentir nos últimos dias, situação que colocaria em causa, inclusivamente, a integridade física de todos os intervenientes. Ressalve-se, no entanto, que o Caldas SC e o SC Braga, desde o momento do sorteio, trabalharam em conjunto para que este jogo se disputasse no Campo da Mata, algo que não poderá verificar-se por força de questões factuais, mas alheias ao controlo de qualquer um dos Clubes.

Após profunda avaliação por parte da RED (entidade que faz a gestão da esmagadora maioria dos relvados em Portugal e que é um parceiro externo da FPF e do SC Braga), e após visita técnica efectuada hoje por parte da Federação Portuguesa de Futebol, chegou-se à forçosa conclusão de que, em prol do futebol e do espectáculo, a única solução seria a mudança do local do jogo.

Numa fase preliminar deste imbróglio, foi igualmente colocada a hipótese de se alterar a data deste encontro. No entanto, após reflexão interna e análise cuidada de todos os pressupostos competitivos que o SC Braga terá de enfrentar nos próximos dois meses (janeiro e fevereiro), seria completamente incomportável encaixar este jogo no calendário, já que para além da Taça de Portugal, o SC Braga encontra-se, ainda, a disputar a Liga Portugal Betclic, a Taça da Liga e a Liga Europa.

Refira-se que, desde o primeiro momento, o SC Braga mostrou-se na firme disposição de defrontar o Caldas SC no histórico Campo da Mata, tendo para isso diligenciado esforços para dotar o referido espaço de condições que se coadunam com as necessidades de preparação da nossa equipa, nomeadamente na implementação provisória de uma estrutura externa que servisse de sala de aquecimento pré-jogo e que fosse também utilizada para tratamentos pré e pós-jogo.

Além de toda a parte logística acima referida, foi igualmente facultado ao Caldas SC o apoio total na gestão e manutenção do relvado do Campo da Mata ao longo das últimas semanas, através da RED, de forma a que este recinto desportivo estivesse nas melhores condições possíveis para que as duas equipas pudessem disputar, em campo e em igualdade de circunstâncias, a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal.

No entanto, e após várias tentativas para resolver este incontornável impedimento ao jogo, desenvolvidas ao longo de todo o dia entre o SC Braga, o Caldas SC e a FPF, a derradeira conclusão, entretanto ratificada pela FPF, não poderia deixar de ser outra: o encontro entre o Caldas SC e o SC Braga irá realizar-se hoje, às 19h00, no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras.