O treinador do SC Braga, Carlos Vicens, destacou a importância da vitória frente ao Tondela, na jornada inaugural da Liga, não só pelo resultado, mas também pelo impacto no processo de afirmação da nova identidade da equipa.

Vitória na primeira jornada: “É uma vitória fundamental para iniciar bem o campeonato e para continuarmos a dar passos no processo de construção da nossa identidade com as novas ideias que trouxemos”.

Processo: “Os dois erros individuais no início do jogo geraram alguma dúvida porque ofereceram ao adversário duas oportunidades quase diretas, ambas originadas num erro de passe. Isso afetou um pouco a nossa construção de jogo. Mas temos de transmitir confiança e não demonstrar insegurança, porque não podemos penalizar apenas erros individuais. O processo leva tempo e, pouco a pouco, vai ficando mais sólido. A equipa mostrou tranquilidade e confiança para se recompor e acabou por impor-se no marcador e no domínio do jogo de forma clara.”

Gestão física: “Preparámos o jogo a pensar apenas no Tondela. É verdade que tivemos apenas um dia de preparação, por isso tivemos de perceber quem estava mais fresco e quem podia oferecer as melhores características para o nosso plano de jogo. Com isso, definimos o onze para hoje. Em nenhum momento pensámos no jogo seguinte.”