Caras Sócias e caros Sócios,
O SC Braga iniciará, muito em breve, o ciclo eleitoral com vista ao quadriénio 2025-29, relativamente ao qual já manifestei a decisão de me apresentar. Terei oportunidade, assim que seja desencadeado o processo pela Mesa da Assembleia Geral, de aprofundar as razões e as motivações que me assistem, já na qualidade de candidato e com o intuito de esclarecer o compromisso que pretendo estabelecer com o universo associativo.
Este é, porém, o momento de prestar contas enquanto Presidente do SC Braga. Entendo que há que encerrar o ciclo 2021-25 e esclarecer as sócias e os sócios quanto ao trabalho desenvolvido. Defendo que o devo fazer na qualidade de líder de uma equipa que, ao longo dos últimos quatro anos, contribuiu para um período importante do Clube e da SAD. Saber de onde vimos é decisivo para projetarmos para onde pretendemos ir.
Há quatro anos, num período de enormes interrogações motivadas por uma pandemia sobre cuja saída pairavam ainda angustiantes incógnitas, as sócias e os sócios confiaram na minha candidatura e na minha equipa para guiar o SC Braga num projeto de evolução e de crescimento.
Ao longo das últimas semanas, promovi uma análise deste quadriénio, procurando compreender o que fizemos com a força do voto do universo associativo e em que posição entregamos Clube e SAD nesta fase de transição para um novo ciclo. Concluí que os últimos quatro anos foram de importância histórica, constituindo um dos períodos de crescimento mais sólido e mais acelerado. Os resultados que temos para apresentar são esclarecedores, mas não se esgotam no que já foi conquistado, antes antecipam e projetam uma preparação firme para qualquer ambição futura.
Entrando no nível de detalhe, quero partilhar o que foi conseguido a nível desportivo, infraestrutural e social, pilares fundamentais do mandato que estamos a concluir.
Desportivamente, é inequívoco que o SC Braga vive o melhor ciclo da sua história e que há hoje uma cultura de vitória enraizada e transversal a todo o Clube/SAD.
No futebol sénior masculino, o mandato fica marcado pelas conquistas da Taça de Portugal (2020/21) e da Taça da Liga (2023/24), para além do regresso à UEFA Champions League (2023/24), consequência do pódio alcançado na I Liga 2022/23. Alargando o ciclo, é de realçar que o SC Braga tenha erguido três troféus desde 2020 (o que demonstra um ritmo de conquistas ímpar na história), acompanhados de dois pódios também desde 2020 (com hipóteses em aberto para a época em curso) e de presenças consecutivas no Top-4 da I Liga desde 2017, o que também constitui, com distância, a melhor sequência de sempre.
No futebol sénior feminino, o SC Braga venceu a Taça da Liga 2021/22, assim completando o palmarés de todos os quatro troféus nacionais.
No futebol de formação, há que destacar o título de Campeão Nacional Sub-19, em 2023/24, e as duas presenças consecutivas na UEFA Youth League. No escalão de Sub-23, nota para as conquistas da Taça Revelação e do Torneio de Abertura da Liga Revelação.
Nas modalidades, entre centenas de títulos nacionais e internacionais, merecem especial referência os dois troféus alcançados pelo futsal sénior masculino, nomeadamente a Taça de Portugal e a Supertaça, de significado especial por serem os primeiros títulos de um projeto que tem merecido uma aposta muito sólida, em linha com a forte popularidade que lhe é conferida pelo grande apoio associativo.
De especial simbolismo foi a reconquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato pela equipa feminina, já em 2025 e na sequência de dois pódios nos anos anteriores. Voltar a colocar o atletismo do SC Braga como uma potência nacional e internacional é demonstrativo do nível de responsabilidade e de compromisso que foi estabelecido e dos resultados que se alcançam quando há visão, estratégia e execução ao nível do mais ínfimo detalhe.
Merecem igualmente destaque as subidas de divisão do voleibol feminino e das equipas de basquetebol masculino e feminino, já enquadradas com a aposta nas modalidades de pavilhão e com o projeto desportivo associado à AMCO Arena.
Este foi, em suma, um quadriénio de resultados desportivos históricos e em crescendo, que culminaram com um ano de 2024 absolutamente ímpar, marcado pela conquista de um total de 90 títulos nacionais e internacionais, individuais e coletivos.
O SC Braga é hoje a casa desportiva de quase 6.000 atletas e um emblema de dimensão nacional e internacional, que vai do Alto Minho ao Algarve através das suas escolas Gverreiros do Futuro. São milhares de razões para antever um futuro de crescimento desportivo, assente em escalões de formação que garantem um ADN ganhador, transversal ao futebol e às modalidades e em alinhamento com a política do Clube e da SAD.
Tal realidade não seria possível sem o desenvolvimento infraestrutural que conhecemos ao longo do último quadriénio, que ficou marcado pela conclusão da Cidade Desportiva, nomeadamente a 2.ª fase (inaugurada a 4 de setembro de 2023) e a 3.ª fase (Estádio Amélia Morais, a 11 de fevereiro de 2025).
Para além do impacto no património do SC Braga, a Cidade Desportiva revolucionou o dia-a-dia do futebol e das modalidades, influenciando a capacidade competitiva das várias equipas. Permitiu igualmente uma maior participação dos sócios na atividade do Clube e constituiu um decisivo suporte para muitos momentos de relevo, como a realização das Assembleias Gerais, do SC Braga Day, da Gala Legião de Ouro e de muitos outros eventos que passaram a ser organizados dentro de portas.
Com a Cidade Desportiva, o SC Braga beneficia de um complexo único na Europa, integrando o Estádio Municipal com a AMCO Arena, o Estádio Amélia Morais e o centro operacional do futebol feminino, a Academia do futebol de formação, o edifício do futebol profissional, a área residencial, os serviços administrativos e a SCB Store, entre outras valências.
Mas o sucesso desportivo e o avanço infraestrutural teriam valor reduzido sem uma forte alavanca social. A esse nível, os últimos quatro anos foram também eles históricos, permitindo registos de enorme relevo, tais como:
- Recorde de sócios pagantes (cerca de 32.000);
- Recorde de assistência média no Estádio Municipal de Braga, batido sucessivamente nas épocas 2022/23 e 2023/24;
- Recorde de lugares anuais vendidos;
- Recorde de atletas praticantes;
- Crescimento de 300% da audiência digital global;
O impulso social do SC Braga foi inequívoco e resultado de um reforço da ligação para o qual contribuiu, de forma decisiva, todo o universo associativo do Clube, que acelerou um movimento que se prevê poder dar ainda mais frutos ao longo dos próximos anos.
Nesse âmbito, serão importantes iniciativas levadas a cabo no atual mandato, como o projeto Nascer Gverreiro, que em parceria com o Hospital de Braga garante a inscrição como sócio e a entrega do primeiro “Kit Gverreiro” a todos os recém-nascidos naquela unidade hospitalar, mas também o projeto de expansão das escolas Gverreiros do Futuro, hoje já presentes em 13 centros de treino para além da Cidade Desportiva.
Consciente de que muitos outros factos e êxitos foram alcançados ao longo do último quadriénio, dou nota às sócias e aos sócios deste conjunto de destaques do trabalho desenvolvido, concluindo que o ciclo que nos preparamos para encerrar foi de enorme sucesso para o SC Braga e deve constituir motivo de orgulho para todos, tanto mais quanto teve o devido acompanhamento de uma gestão responsável, cumpridora e rigorosa, que cuidou que o importante investimento feito não comprometesse contas positivas e uma posição financeira ímpar no panorama nacional.
Este trajeto só foi possível porque tanto eu como a equipa que liderei beneficiámos de um importante consenso e de uma ampla confiança do universo associativo, fundamentais como suporte das difíceis tomadas de decisão que tivemos de assumir e como apoio e validação do caminho que foi projetado e concretizado.
Ter sido possível corresponder com sucesso desportivo, expansão infraestrutural e crescimento social é uma enorme alegria que partilho neste momento de balanço, desejando que o SC Braga possa dar sequência ao trabalho desenvolvido e concretizar todo o seu potencial, seja qual for o caminho decidido pelas sócias e pelos sócios com vista aos próximos quatro anos.
Expresso, por fim, votos de sucesso para as várias frentes desportivas nas quais estamos envolvidos neste final de temporada, do futebol às modalidades, certo de que as sócias e os sócios nos acompanharão nesta fase de decisões.
Com os meus melhores cumprimentos,
António Salvador
Presidente do SC Braga