Esta quinta-feira o Presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino, e o Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, visitaram alguns dos atletas do SC Braga no complexo das Piscinas Municipais da Rodovia.

Após uma conversa sobre o regresso dos nadadores à prática desportiva depois da interrupção imposta pela pandemia de COVID-19, António José Silva destacou o empenho do SC Braga na retoma dos treinos da modalidade:

“Realçar o trabalho que foi feito em Braga, quer pelo Presidente António Salvador, que disponibilizou a possibilidade de os atletas reiniciarem os treinos, quer pela disponibilidade do treinador Luís Cameira assim como da Câmara Municipal de Braga. O SC Braga teve um trabalho excecional e reconheceu o projeto olímpico como um fator estruturante de desenvolvimento do desporto na cidade e no clube.”

Depois de uma longa paragem, os atletas do SC Braga regressaram aos treinos no passado mês de Maio. Tamila Holub, que já garantiu a qualificação para os segundos Jogos Olímpicos da carreira, não escondeu a desilusão pelo sonho adiado mas mantém a confiança quanto ao futuro:

“Sinto alguma tristeza porque era uma época de muita dedicação, havia todas as condições para que tudo corresse bem mas temos de seguir em frente e pensar positivo porque tudo vai voltar ao seu lugar. Foi positivo este regresso, temos muito trabalho pela frente sempre focados nos nossos objetivos, agora é treinar sem parar até aos Jogos Olímpicos.”

José Paulo Lopes, que procura ainda garantir os mínimos para a prova Olímpica, refere os fatores positivos do adiamento da competição e mostra-se satisfeito com o regresso após mais de dois meses de paragem:

“É um alivio estar de regresso, nunca tive tampo tempo sem treinar e é bom estar de volta. O adiamento da competição não é necessariamente mau para mim porque ainda não estou qualificado e vou tentar tirar o máximo proveito disso.”

Com os Jogos Olímpicos adiados para julho de 2021, José Manuel Constantino destacou a confiança depositada nos atletas, e espera que o regresso à normalidade esteja para breve:

“Era uma situação que não estava prevista, quer o adiamento quer a necessidade de termos de alterar o sistema de preparação desportiva. Temos a expectativa que tudo seja recuperado brevemente e que este período até aos jogos permita reconverter os planos de treino e preparação desportiva para que os atletas se apresentem em Tóquio no apogeu das suas capacidades. Temos de ter confiança nas qualidades dos nossos atletas e na sua participação nos Jogos Olímpicos.”