Custódio, em declarações proferidas numa videconferência com a comunicação social, esta quarta-feira, destacou a “atitude excecional” com que os seus atletas estão a viver o momento atual. O técnico dos Gverreiros do Minho garantiu que o SC Braga vai estar preparado para o regresso à competição e contou qual tem sido o trabalho efetuado com o plantel, mas também as rotinas de um período atípico e inesperado.

O trabalho da equipa: “Estamos a trabalhar com novas tecnologias. Estamos a tentar manter a rotina, fazer algum exercício todos os dias e trabalhar através da observação, com os jogadores, a parte tática. Tento estar sempre em contacto com os jogadores para saber como estão a viver este momento”.

Jogadores têm sido responsáveis: “Temos passado a mensagem para sermos responsáveis e para todos ficarem em casa. Temos de ser um apoio muito grande para os profissionais de saúde e temos de cumprir as regras. Os jogadores têm tido uma atitude excecional e têm cumprido todas as normas”.

Um SC Braga preparado para o regresso: “Acho que não é benéfica para ninguém esta paragem, mas o mais importante neste momento é o combate que temos de fazer a esta pandemia. O que posso garantir é que o SC Braga vai estar preparado. Não digo que o campeonato ficará desvirtuado, pois tenho a certeza absoluta que todas as equipas vão estar em pé de igualdade”.

Vídeos partilhados com os jogadores: “Já existia uma forma de jogar vertical no SC Braga. Já partilhámos com os jogadores alguns vídeos para eles evoluírem e melhorarem, mas acima de tudo estes vídeos servem para lhes dizermos que já estamos com saudades deles. Acredito que isto vai correr bem e que tudo vai passar, sou uma pessoa muito positiva”.

Elogios aos jogadores e a toda a estrutura: “Queremos que os jogadores estejam bem a nível mental. No SC Braga temos grandes homens que percebem este momento e temos uma estrutura que lhes tem feito um acompanhamento irrepreensível”.

Como ocupa o tempo neste momento: “Ligo muito às rotinas. Levanto-me sempre muito cedo, faço o meu exercício, estou com a minha família e dedico-me na observação dos comportamentos que tivemos nos jogos anteriores, dos próximos adversários e de alguns jogadores que nos possam interessar. Também aproveito para ler um pouco de tudo”.

A ação de solidariedade do SC Braga: “Acho que o SC Braga tem uma responsabilidade social enorme. Todos os jogadores e toda a estrutura tiveram essa iniciativa e essa espontaneidade. Gostava que outros clubes e outras empresas seguissem o exemplo do SC Braga, como várias pessoas e entidades já têm feito.”

O sistema de jogo no regresso: “O sistema é sempre o início de algo e nunca o fim. Eu jogava de forma muito idêntica na minha curta carreira como treinador principal ao que o SC Braga apresenta. Acredito nesta ideia e, como disse na minha apresentação, a palavra de ordem é a continuidade”.