O Brasil defrontou e venceu, esta quinta-feira, o Japão, em encontro alusivo aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Futebol de Praia. A eliminatória terminou com uma vitória categórica dos canarinhos por 8-4.
O Gverreiro, Filipe Silva foi uma das escolhas do selecionador, Marco Octavio, para integrar o cinco inicial da partida.
O marcador foi inaugurado aos dois minutos pelo jogador brasileiro, Alisson, que na sequência de um remate de longa distância de Filipe Silva desviou e colocou a bola no fundo das redes. O Brasil continuou a tentar aumentar a superioridade numérica, chegando aos 2-0, por intermédio de Bruno Xavier (7′). A dois minutos do final da primeira parte, Rodrigo fez ainda o 3-0.
Na segunda parte, o conjunto japonês tentou minimizar os danos e reduzir a supremacia brasileira, porém, os canarinhos mostraram-se superiores e um golo do Gverreiro, Filipe Silva, aos oito minutos, dilatou a vantagem. Pouco tempo depois, o Brasil chegou ao 5-0, através de Brendo Chagas. O final da segunda parte ficou marcado por mais uma ação ofensiva de sucesso brasileira, tendo Edson Hulk reforçado ainda mais a hemogenia canarinha (6-0).
Na terceira parte, houve uma ascensão da formação nipónica. Alisson voltou a marcar (7-0). Num pontapé de bicicleta, Yamada fez o 7-1 (3′). O Japão ganhou mais motivação e, pouco tempo depois, voltaram a reduzir através de um golo de Takaaki (4′). O golo de Yusuke Kawai (5′), veio confirmar a vontade do Japão em se aproximar no marcador (7-3). A três minutos para o final, os nipónicos voltaram a marcar, sendo Takaaki Oba a fazer o 7-4.
O Brasil ainda teve oportunidade de resposta e, eis que a dois minutos do final, Catarino selou o resultado da partida. Com este resultado, o Brasil qualificou-se para as meias-finais do Mundial.