Esta quinta-feira, pelas 17h55, quando o SC Braga entrar em campo para defrontar o Besiktas JK, haverá uma novidade estampada nas camisolas dos Gverreiros. A frente dos equipamentos vai mostrar o apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no âmbito da campanha Outubro Rosa, mês internacional do Cancro da Mama, que tem como principal objetivo consciencializar para a prevenção e apelar à realização de rastreios regulares.

António Salvador, Presidente do SC Braga, enquadrou a campanha conjunta e enalteceu a recetividade da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “A partir do momento em que os regulamentos da UEFA reconhecem as leis de cada País e que no caso turco impedem a publicidade a casas de apostas, entendemos que era nosso dever dar visibilidade a uma iniciativa de alcance social e, considerando que estamos no mês da prevenção do cancro da mama, oferecemos a frente da nossa camisola para esta que entendemos ser uma excelente iniciativa e que a todos deve mobilizar”, referiu.

Aproveitando o impacto mediático da deslocação à Turquia e do jogo contra o Besiktas JK, a contar para a fase de grupos da UEFA Europa League, o SC Braga cedeu a frente da sua camisola de jogo à LPCC, assim conferindo exposição e visibilidade a uma causa que merece do Clube todo o apoio e que se enquadra no âmbito das intervenções sociais que vêm sendo levadas a cabo ao abrigo do SC Braga Solidário.

O Presidente do SC Braga salientou ainda o trabalho que o Clube vem desenvolvendo ao longo dos anos junto da comunidade: “Pela expressão social que temos, pelo mediatismo que o SC Braga merece e pela importância que tem junto das pessoas, entendemos que não podemos desperdiçar a nossa voz e que é nossa obrigação fazer com que ela se ouça para que a nossa comunidade seja cada vez mais justa, mais digna e mais consciente das causas que enfrenta. O SC Braga Solidário só existe porque as pessoas, e os nossos sócios e adeptos em particular, têm abraçado as nossas iniciativas.”

Por seu lado, Vitor Rodrigues, Presidente da LPCC, agradece a iniciativa do SC Braga e reconhece que “a força e o mediatismo do clube bracarense acrescentam muito a esta campanha e dão-lhe um alcance e uma força insubstituível”.

“O gesto é tão mais importante quanto estamos a falar de uma doença que todos os anos atinge seis mil pessoas em Portugal e que, a nível mundial, atinge uma mulher a cada 15 segundos, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro”, continua Vitor Rodrigues. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cancro da mama é o mais comum nas mulheres em todo o mundo e está a aumentar, sobretudo nos países desenvolvidos onde a maioria dos casos são diagnosticados já em estado avançado.

Para o sucesso desta parceria com a LPCC foi relevante a sensibilidade da Betano, sponsor do SC Braga que cedeu a frente da camisola para esta ação em particular.

De igual modo, a Metro Numbers associou-se a esta campanha, oferecendo os transfers da LPCC para as camisolas. A ambas as entidades, o agradecimento público do SC Braga pelo apoio prestado.