Os atletas Filipe Laranjo, Ana Rodrigues, Maria Neves e Valéria Koslova, acompanhados pelo treinador Rafael Ribas, participaram num estágio da Seleção Nacional de Natação, que decorreu entre os dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior.
Os Gverreiros fizeram um balanço muito positivo desta experiência, destacando a excelente oportunidade de treino e evolução proporcionada pelo estágio.
Filipe Laranjo
Balanço: “Este estágio permitiu-me aprender novos conceitos e aprofundar conhecimentos que já possuía, não apenas ao nível dos aspetos técnicos, mas também em outras áreas que intervêm diretamente na performance do atleta. Esta experiência contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento enquanto atleta permitindo uma melhor contribuição ao serviço do SC Braga”.
Aprendizagens: “O que mais me marcou foi a qualidade das atividades realizadas e a quantidade de novos conhecimentos que nos foram transmitidos. Foram aprendizagens que vão muito além dos treinos, abordando, por exemplo, mecanismos que nos ajudam a ter uma melhor performance nesses mesmos treinos ou até mesmo nas competições, bem como estratégias que nos protegem de lesões, entre outros aspetos relevantes”.
Objetivos pessoais: “Esta experiência deixou-me ainda mais ambicioso e motivado para continuar a treinar, de forma a estar, no momento certo, em excelente forma e capaz de atingir todos os meus objetivos”.
Ana Rodrigues
Balanço: “Faço um balanço positivo da experiência. Foi uma boa troca de experiência entre atletas mais experientes e mais jovens. As aprendizagens vão, certamente, contribuir para o meu desenvolvimento enquanto atleta”.
Aprendizagens: “Como referi anteriormente, penso que o que mais me marcou foi a inovação deste estágio, que juntou diferentes escalões e idades. As aprendizagens centraram-se no aperfeiçoamento técnico, tanto na água como no ginásio, que poderemos aplicar futuramente”.
Espírito de união: “Foi um bom momento de treino com a equipa principal absoluta, com quem partilho alguns objetivos, o que inspira e ajuda a alcançar objetivos comuns”.
Maria Neves
Balanço: “A experiência deste estágio, como um todo, foi muito enriquecedora e impulsionou de forma muito positiva o meu desenvolvimento no SC Braga. Deixou-me motivada e com muita vontade de treinar”.
Aprendizagens: “Levo comigo deste estágio muitas aprendizagens, não só técnicas e de treino, mas também de valores. As diversas palestras e conversas com pessoas muito envolvidas neste desporto ajudaram-me a compreender melhor algumas áreas que eram pouco exploradas, como a comunicação com jornalistas e também a nutrição desportiva”.
Motivação e objetivos: “O contacto com colegas do meu escalão e mais velhos, em treino e fora dele, motivou-me muito para continuar o trabalho que tenho vindo a fazer até aqui, juntamente com o meu treinador, Rafael Ribas. É muito interessante poder partilhar estes momentos em Seleção, aprender e traçar objetivos para a época: melhorar aspetos técnicos no meu nado, obter novos recordes pessoais e representar da melhor forma o país em competições internacionais”.
Valéria Koslova
Balanço: “Este estágio foi uma experiência positiva e enriquecedora a inúmeros níveis. Consegui melhorar alguns pormenores técnicos, que contribuíram para a minha evolução”.
Aprendizagem: “Conheci melhor as pessoas do meu escalão, cujos objetivos são semelhantes aos meus, e sinto que isso me motivou a continuar a trabalhar. Levo para o futuro as atividades realizadas ao longo do estágio, bem como os métodos connosco partilhados para melhorar a performance desportiva”.
Foco: “Esta experiência inspira-me a continuar a treinar, com ainda mais motivação para atingir todos os meus objetivos”.
 
             
                         
    
 
             
            