No primeiro encontro do ano 2021, os Gverreiros do Minho perderam por 2-0 frente ao Sporting CP, no Estádio José Alvalade. A formação liderada por Carlos Carvalhal fez por merecer outro resultado, mas a sorte acabou por sorrir ao seu adversário.

O jogo iniciou-se sem grandes oportunidades de golo. Nos primeiros 20 minutos, o Sporting CP teve mais bola e causou mais perigo, mas a formação liderada por Carlos Carvalhal mostrou-se sempre bem organizada defensivamente, anulando as várias investidas do conjunto verde e branco. A partir dos 25 minutos, o SC Braga controlou mais a partida e fez por merecer a vantagem no placar. Aos 32 minutos, os Gverreiros tiveram a grande oportunidade para abrir o marcador. Ricardo Horta, no frente a frente com Adán, tentou o chapéu, mas o guardião leonino evitou o golo com uma boa defesa. Cinco minutos depois, Galeno chegou à bola ao segundo poste após canto batido do lado esquerdo, fez mais um cruzamento com força e Rolando rematou de primeira ao lado. Ao minuto 40’, Al Musrati rematou fortísimo ao poste da baliza do Sporting CP. 

No segundo tempo, os Gverreios entraram bem na partida. Aos 46 minutos, Sequeira efetuou um cruzamento perfeito para Paulinho cabecear para o fundo da baliza. No entanto, o VAR anulou o golo do camisola 20 do SC Braga por fora de jogo. Contra a corrente do jogo, o Sporting CP chegou ao golo por intermédio de Pedro Gonçalves (54’). O SC Braga foi à procura do empate. Ao minuto 62’, Esgaio serviu Ricardo Horta na perfeição que rematou forte para uma defesa monstruosa de Adán. Os Gverreiros continuavam a dar que fazer à defesa leonina, mas o Sporting voltou a marcar contra a corrente do jogo. Matheus Nunes apareceu no sítio certo e dilatou a vantagem do conjunto liderado por Rúben Amorim. Até ao final da partida, a formação arsenalista tentou chegar ao golo, mas não conseguiu finalizar as suas oportunidades com sucesso.