O SC Braga foi derrotado (88-54), este sábado, na deslocação ao reduto do Ginásio Del Mar Marina, em partida a contar para a décima jornada do XVII campeonato da Proliga. No encontro disputado no Pavilhão do Ginásio Clube Olhanense, os gverreiros não deram seguimento à boa entrada em campo.
Frente ao atual terceiro classificado do campeonato, já se augurava uma deslocação complicada a Olhão, para defrontar o Ginásio local. Dotados de dois jogadores americanos e de um poste inglês com 2,07 centímetros, só um SC Braga agigantado poderia competir com as armas e centímetros adversários. E, no primeiro período, assim foi. Irreverentes, os braguistas entraram em campo sem temores e surpreenderam mesmo a formação algarvia. Com ataques rápidos e um jogo exterior eficaz, os comandados de Rui Costa chegariam ao final do primeiro período a vencer por 23-25.
Aturdidos pelo primeiro período bracarense, os jogadores da Olhanense reclamaram para si o favoritismo e reagiram de forma avassaladora. Com uma defesa mais agressiva, e tirando partido de alguma falta de discernimento da equipa minhota no ataque, a formação da casa disparou no marcador. Ao intervalo (48-28), o resultado punia um segundo período muito cinzento dos arsenalistas.
Na segunda parte, mantiveram-se as dificuldades em desfeitear a defesa algarvia e em contrariar o seu jogo interior. Com essa tónica na partida, a diferença voltou a aumentar no terceiro período, desvanecendo as aspirações dos jovens nortenhos em disputar os dois pontos. Estes, apesar do resultado negativo, mantiveram-se competitivos, vencendo o último parcial por 14-16. Esforço assinalável, mas insuficiente, contudo, para atenuar a diferença no marcador.
André Gomes, autor de 23 pontos e 5 ressaltos, foi o elemento em destaque no SC Braga.